Curta o frio na Serra da Mantiqueira

  A Serra da Mantiqueira se estende pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Sua vasta cadeia de montanhas disponibiliza interessantes atrações e, em geral, um clima romântico e aconchegante para quem quer se divertir, aproveitar o contato com a natureza e recarregar as energias para enfrentar a correria do cotidiano. Campos do Jordão, um dos mais concorridos polos de turismo de inverno do país, é um das cidades localizadas na Serra da Mantiqueira. Lá, em todo mês de julho acontece o tradicional Festival de Inverno, evento de música erudita. E permanentemente há atrações como o Horto Florestal, locais para a prática de caminhadas e atividades desenvolvidas na natureza, além de enorme oferta de comércio e de serviços, com destaque para os bares, restaurantes, lojas de chocolates e de malhas.  

 Ainda em sua extensão paulista, a Mantiqueira inclui cidades como Monteiro Lobato - pequeno município no qual nasceu escritor do mesmo nome e que abriga o Sítio do Picapau Amarelo, onde ele passava suas férias na infância - e São Bento do Sapucaí, com suas cachoeiras, trilhas e locais para prática de rapel, além de um quilombo onde viveram escravos. 

  Em terras fluminenses a Mantiqueira abriga localidades como Visconde de Mauá, distrito da cidade de Resende localizado a 1,2 mil metros de altitude, em área de preservação ambiental na divisa com o Parque Nacional de Itatiaia. Embora conhecida apenas pelo nome de uma delas, essa região é composta por três vilas principais: Visconde de Mauá, Maringá e Maromba. Nelas há diversas cachoeiras, rios e piscinas naturais de águas límpidas. Há ampla rede de pousadas e restaurantes para todos os gostos e bolsos. 
  Já em Minas Gerais, onde está a maior porção dessa serra, o roteiro turístico inclui Monte Verde, distrito da cidade de Camanducaia, com muitas pousadas e locais acolhedores. O estilo europeu do lugar mais a baixa temperatura criam um ambiente romântico, que faz dessa região destino muito procurado por casais. Mas há ali também opções para quem gosta de atividades como tirolesa, caminhadas em trilhas e passeios em quadriciclos.