5 dicas para trabalhar em coworking

Atuar como autônomo requer alguns cuidados essenciais. Muita gente prefere trabalhar em home office, mas outros optam por compartilhar espaços e dividir custos. Uma ótima opção para quem quer um espaço com infraestrutura de escritório mas com a informalidade de casa é o coworking – um grande escritório onde o espaço é compartilhado por mais de uma empresa.

Um dos benefícios de fazer parte de um coworking é poder conhecer profissionais de outras áreas - ou até da mesma - e trocar informações, ampliando uma rede de contatos. Na hora de escolher o local, no entanto, é importante prestar atenção a algumas questões importantes, tais como:

1. Verificar se o local atende todas as  necessidades profissionais como, por exemplo, uma boa impressora, wi-fi, telefone, secretária para anotar recados, salas para reunião – que normalmente são reservadas com antecedência – e demais infraestrutura.

2. Trabalhar nesses ambientes requer algumas regras de etiquetas fundamentais para a boa convivência. Saiba, de antemão, que esses ambientes não são 100% silenciosos. Ao contrário, são bastante descontraídos. Por se um ambiente compartilhado, organização nunca é demais. Papeis espalhados sobre a mesa, fios dando voltas pelo notebook e canetas jogadas, além de ser prejudicial ao rendimento, podem comprometer sua imagem profissional junto aos outros que estarão no mesmo espaço.

3- Existem duas formas de pagamento: por dia ou por mês. De acordo com a necessidade, é estabelecido um contrato de médio a longo prazo, no qual se paga um valor mensal e usufrui do ambiente de trabalho quantas vezes quiser.

4- Outro ponto que deve ser observado antes de fechar um contrato é o horário de funcionamento. Na grande maioria das vezes, o coworking atende ao horário comercial, mas devido à demanda alguns já funcionam 24 horas.

5- Preste atenção também à segurança do local, afinal de contas, você estará em um ambiente com desconhecidos. 

Gostou das dicas? Encontre artigos para escritório em São Paulo clicando aqui e no Rio de Janeiro aqui! Está em outra região? Clique aqui!

#PasseAntesNoiLocal