Receitas caseiras eliminam rugas?

Boa parte das mulheres se preocupa quando começam a surgir os sinais do tempo na face. Algumas mais, outras menos. O alerta começa a piscar assim que aparecem as primeiras rugas, indicando que a pele está ficando flácida e mais fina. Mudanças de hábitos, limpeza adequada, protetor solar de boa qualidade, alimentação balanceada e a ingestão de líquidos com pouco ou nada de açúcar, além de não fumar, são grandes aliados no combate ou no retardamento do surgimento de novos sinais.

Além de manter bons hábitos, é possível recorrer a alguns cremes caseiros que auxiliam no combate e ajudam a amenizar as marcas do tempo, principalmente no rosto, no pescoço e nas mãos. Mas será que esses tratamentos caseiros funcionam mesmo? Segundo Luis Fernando Tovo, dermatologista do Hospital Sírio-Libanês, a medicina sempre valoriza as evidências. “Não existe qualquer preconceito em relação à receita caseira ou industrializada para qualquer tipo de tratamento desde que haja evidência científica para comprovar os resultados de um determinado produto e seus possíveis efeitos colaterais”, diz.  

O médico afirma que, de modo geral, os medicamentos industrializados costumam ser mais efetivos e as receitas caseiras mais inócuas. Isso porque com a industrialização é possível potencializar os princípios ativos desses produtos, inclusive usando ingredientes presentes na natureza.  “Não recomendo receitas caseiras porque, na minha avaliação, não é efetivo, mas também não sou contra”, afirma.

Para ele, manter uma alimentação saudável, com pouca carne, uso diário de protetor solar, além de atividade física regular e um pouco de sol - para oferecer vitamina D ao organismo -  são boas medidas para quem quer manter a pele saudável e jovial.

 A opinião e orientação de um médico são sempre fundamentais, porém, o uso de receitas caseiras para prevenir ou atenuar rugas é um fato cada vez mais comum na vida das pessoas. Veja alguns exemplos:

- Claras de ovo são consideradas excelentes no tratamento. Basta fazer uma máscara e aplicar na região afetada diariamente. Outra opção de máscara caseira é colocar  três comprimidos de vitamina E em um recipiente, adicionar uma colher de sopa de iogurte natural, 1/2 colher de chá de mel e 1/2 colher de chá de suco de limão. Aplique com uma bola de algodão, deixe agir por dez minutos e depois lave. Repita três vezes por semana.

- Óleo de mamona também traz bons resultados, alegam aqueles que preferem métodos caseiros. A dica é aplicar na região dos olhos e da garganta. Já  o óleo de coco pode ser aplicado em forma de massagem, todas as noites, pelo menos uma hora antes de ir para cama dormir.

- O óleo de linhaça é tido como um dos melhores anti rugas naturais. Para o tratamento deve-se ingerir uma colher de sopa de semente de linhaça quatro vezes por dia. Mas cuidado, pois pode provocar diarreia. É preciso ter um corpo bem hidratado e nutrido para este tratamento.

Agora, se você deseja dar um tratamento de choque em termos de hidratação, passe a beber de quatro a cinco litros de água diariamente por, no mínimo,duas semanas. Esse é considerado um tratamento de dentro para fora.