Problemas com sono? Veja 'truques' para dormir melhor

O fim de semana chegou e, enquanto muita gente faz planos em busca de festa e muito agito, tem quem esteja tão cansado, que pretenda dormir o máximo possível e se sentir disposto para a próxima semana de trabalho. Se identificou? Pois saiba que problemas com o sono (ou a falta de) são mais comuns do que a gente imagina. Então confira algumas dicas que te ajudam a ter um sono melhor e acordar disposto, não apenas pensando em voltar para a cama.

Ter horário para deitar e levantar – Respeitar os horários treina o relógio biológico, uma vez que maus hábitos podem interferir no sono. Mantenha a rotina mesmo nos finais de semana.

Prepare o quarto – Ambientes muito quentes ou frios prejudicam o sono, mantenha uma temperatura agradável. Outra dica é escurecer o ambiente e isolá-lo para evitar barulhos excessivos.

Alimentação – Faça refeições leves e não deite imediatamente após comer. O ideal é aguardar cerca de 1 hora. Aqui vale evitar bebidas estimulantes como café, chá preto ou mate, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Consumo excessivo de carnes ou frituras também podem dificultar a digestão e provocar insônia.

Desligue a TV – Assistir à televisão antes de dormir pode despertá-lo. O ideal é manter o aparelho na sala ou em outro cômodo da casa.

Exercícios físicos – Manter uma rotina de atividades físicas regular contribui para a saúde como um todo. No entanto, para quem tem dificuldades para dormir o ideal é evitar exercícios no final do dia.

Descanse a mente – Tente relaxar o corpo e a mente antes de ir para cama. Deixe os problemas e as preocupações para o dia. Ouça uma música tranquila, beba um chá de ervas (exceto mate) e leia um bom livro. Viva mais e melhor.

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