Exercícios físicos ajudam gestação

Praticar exercícios físicos durante a gravidez é essencial para o bem-estar e a saúde da mulher. Além de facilitar o relaxamento do corpo e da mente, as atividades físicas ajudam no controle do ganho de peso e melhoram a circulação sanguínea, evitando os incômodos inchaços, propiciando o retorno mais rápido da mulher às atividades cotidianas após o parto. 

Para o fisioterapeuta Pericles Machado, responsável técnico da clínica Physio Athletic, em Ribeirão Preto (SP), uma rotina que inclua atividades físicas no período gestacional é importante tanto para a mulher quanto para o bebê, porém, é preciso que se parta do princípio que existem liberações, restrições e adequações em cada fase da gestação e em cada perfil de gestante. “Considerando isso, o único pré-requisito para realização de exercícios físicos durante a gravidez é a orientação de um profissional capacitado, que utilize conhecimento e experiência para otimizar resultados e minimizar desprazeres”, explica.  

Segundo o profissional, mesmo que a mulher venha de uma vida sedentária, é possível e indicado que no período gestacional - que dura, em média, 40 semanas - ela inicie alguma atividade física. Entre as melhores opções aponta os exercícios localizados específicos para a região do períneo (espaço compreendido entre o ânus e o órgão sexual) para obter melhor qualidade no período de gestação, no parto e no pós-parto, assim como exercícios sistêmicos com benefícios cardiovasculares, pensando agora no corpo como um todo.

A gravidez não impede que a mulher que já corria, nadava e se exercitava mantenha a rotina, porém, o fisioterapeuta alerta para que sejam observadas algumas adequações às transformações ocorridas durante esse período e que sempre haja orientação e acompanhamento profissional.

Outro benefício são as massagens corporais que, de acordo com o especialista, estão liberadas desde que sejam apropriadas e acompanhadas de fisioterapia adequada à gestante. “Prevalecendo o bom senso profissional, com certeza trará benefícios à futura mamãe”.