Evite lesões nas atividades físicas

Boa forma e saúde. Esses são os principais objetivos das pessoas que reservam parte do seu tempo para a prática de exercícios físicos. Para obter sucesso e não enfrentar problemas de lesão é importante tomar alguns cuidados. Esses “atletas”, em boa parte, não realizam atividades acompanhados por profissionais da área, e isso torna o alongamento e o aquecimento essenciais. 

Alongamento

Para evitar lesões, sejam musculares ou ósseas, é fundamental o alongamento antes e depois da prática da atividade física. Essa parte do treino aumenta e mantém a flexibilidade dos músculos e os preparam para o exercício, além de eliminar a tensão no término do treino. O alongamento também oferece outros benefícios:

  • Relaxamento muscular
  • Melhora a coordenação, pois as ações do corpo se tornam mais leves e fáceis
  • Ativa a circulação sanguínea
  • Aumenta a resistência do corpo em atividades de desgaste, como corrida, tênis, natação etc.
  • Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo
  • Auxilia na liberação dos movimentos bloqueados por tensões emocionais.

Aquecimento

Já o aquecimento tem como função preparar a pessoa fisiologicamente e psicologicamente para a atividade física. Faz com que o atleta alcance o estado ideal. Este processo vai ajudar nos seguintes pontos:

  • Aumento da taxa metabólica
  • Aceleração do fluxo sanguíneo
  • Aumento na difusão do oxigênio disponível nos músculos
  • Crescimento da velocidade de transmissão do impulso nervoso
  • Redução do tempo de relaxamento muscular
  • Elevação da capacidade das articulações para suportar a carga.

Mesmo com estas técnicas, que ajudam na proteção e fortalecimento do corpo e melhoram o rendimento pessoal na prática esportiva, é importante o atleta conhecer seu limite físico. Isso o poupa das dores corporais e da tão comum fadiga muscular.

Além disso, o descanso é fundamental para a recuperação dos músculos e também na recomposição das energias para que a pessoa possa fazer as atividades normalmente. Não se esqueça: é muito bom praticar esportes, mesmo que esporadicamente. Porém, não se esqueça de fazer alongamento antes e depois da atividade.