Como evitar e combater o mau hálito

  Mau hálito é problema bastante incômodo, capaz de refletir negativamente na autoestima de uma pessoa e atrapalhar seus relacionamentos. Medicamente denominado halitose, esse problema pode surgir por diversos motivos. Há aproximadamente 90 causas, diz o dentista Maurício Duarte da Conceição, especialista em halitose e autor do livro Bom Hálito e Segurança! Metas Essenciais no Tratamento da Halitose. "Cerca de 95% dos casos têm causas bucais, e 5% extrabucais", especifica.  

  Dentre os principais fatores bucais de geração de mau hálito, o especialista cita a saburra lingual - placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada que se forma no fundo da língua - e as doenças da gengiva, como gengivite e periodontite. Já as principais causas extrabucais incluem os chamados 'cáseos amigdalianos', compostos por uma placa bacteriana formada no interior das amígdala, que ao serem pressionados exalam odor desagradável, o jejum prolongado e os alimentos capazes de alterar o odor do hálito, como as carnes gordurosas, os embutidos - como salame, mortadela e linguiça -, além do alho e da cebola, tanto crus quanto fritos ou refogados.

  De acordo com o dentista, é possível solucionar praticamente qualquer problema de halitose, desde que feito o correto diagnóstico e estabelecida uma disciplina de higiene e de hábitos alimentares. "É importante realizar correta higiene da língua, dos dentes e da gengiva, e evitar o jejum prolongado e os alimentos que alteram o odor do hálito", destaca. "Esses alimentos podem ser consumidos somente com muita moderação, do contrário irão alterar o hálito por algumas horas".

  Em sua opinião, é "vital" o comprometimento dos pacientes com a conquista e a manutenção dos resultados obtidos no processo de controle do mau hálito. "O tratamento necessariamente exigirá novos hábitos de higiene e alimentação, que se não forem seguidos poderão fazer a halitose manifestar-se novamente", enfatiza o doutor, que cita alguns sites com mais informações específicas sobre causas e controle do mau hálito. Confira mais sobre o assunto em www.mauhalito.com.br, www.saburralingual.com.br, www.caseosamigdalianos.com.br e www.limpezadalingua.com.br.