Atenção à saúde dos olhos

A vida corrida das grandes cidades aumenta diversos riscos para a saúde. Mas o que nem todo sabe é que os exercícios físicos entre três e cinco vezes por semana são fundamentais também para a saúde dos olhos, uma vez que controlam a pressão arterial e a circulação sanguínea. 

Renato Neves, médico oftalmologista do Eye Care Hospital de Olhos, de São Paulo, e autor do livro Seus Olhos, aponta também mais dois riscos para a visão: tabagismo e consumo excessivo de álcool. Segundo ele, olhar o horizonte é bom também para os olhos. Por que? Ele explica:

Exercícios físicos:

“Quem se dedica apenas a atividades em ambientes fechados, como estudar, ler, usar o computador, jogar videogame, ver TV etc., acaba tendo mais predisposição à miopia. Aptos a enxergar só o que está próximo dos olhos, os míopes apresentam um alongamento do globo ocular que acaba por desalinhar a luz na retina. Ou seja, o ponto focal que deveria se formar na parte de trás da retina acaba se formando antes, fazendo com que a pessoa enxergue mal tudo o que está distante, como se houvesse um embaçamento. Daí, também, a importância de condicionar os olhos a enxergar o horizonte”, explica.

Fumo:

“O fumo compromete a circulação sanguínea da retina, reduz a quantidade de antioxidantes presentes no sangue e afeta a visão em qualquer fase da vida, principalmente depois dos 65 anos. Catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI) – doenças que podem levar à cegueira – encontram no tabaco um dos piores fatores de risco”.

Álcool:

“Com relação ao consumo de álcool, é possível identificar uma mancha permanente nos olhos de quem ingere bebidas alcoólicas frequentemente. Esse é, inclusive, um dos sinais físicos encontrados nos alcoólatras. Com o tempo, a pressão ocular elevada pode danificar o nervo óptico, resultando em glaucoma ou ainda na perda definitiva da visão”.

Para quem enxerga longe em relação à saúde, talvez esteja na hora de agendar uma consulta com o oftalmologista e dar atenção especial aos olhos. Afinal, como diz o antigo provérbio, os olhos são o espelho da alma.