Saiba o que fazer para não errar nas compras de Natal

O Natal está aí e, a cada ano, aquela mesma dúvida. O que comprar de presente para as pessoas que você mais gosta? A tarefa é sempre difícil, pois é tanto produto no mercado, que é quase impossível que pelo menos alguém não fique insatisfeito com suas escolhas. Pensando em tudo isso, preparamos uma lista com pontos bastante importantes que devemos levar em consideração antes de sair às compras. Confira:

PLANEJE SEU ORÇAMENTO
Não se empolgue com o extra do 13º salário. Se você não tem um orçamento folgado, reserve parte dele para o pagamento de impostos cobrados logo nos primeiros meses do ano, como o IPTU, IPVA, além de matrícula e material escolar. 

NÃO DEIXE AS COMPRAS PARA A ÚLTIMA HORA E EVITE CONFUSÃO
Tente fugir da agitação dos últimos dias, planeje tudo e evite as lojas em horário de maior movimento. Faça uma lista com os nomes de quem você quer presentear, para não esquecer ninguém, e com as ideias que tiver do que comprar. 

CUIDADO NA HORA DE COMPRAR BRINQUEDOS
Brinquedo é um caso à parte. A felicidade da criança é o que conta, mas a segurança, a adequação, o estímulo educacional e o preço também somam.  Procure aliar o seu orçamento à segurança da criança, mas também ao gosto, a idade e as limitações dela.

NÃO SE PERCA NAS COMPRAS
Antes de sair comprando, anote tudo o que deseja adquirir para não perder tempo e dinheiro.

CUIDADO COM A QUALIDADE
Não recorra ao comércio informal atraído pelo preço baixo. As mercadorias não têm nota fiscal e, assim, não têm garantia. Elas podem ser falsificadas e até vir a colocar sua saúde em risco.

TENHA REFERÊNCIAS
Se decidir presentear um serviço, peça referências de quem já o tenha usado e verifique se a empresa ou o prestador tem reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.

BUSQUE ALTERNATIVAS
Os bazares beneficentes costumam ser boas opções também para quem aderiu ao Natal das lembrancinhas. Você encontra produtos mais baratos, personalizados e ainda contribui para uma causa social.

FIQUE ATENTO AO PRAZO DE TROCA
Confira com o lojista quando você for ao estabelecimento comprar se será possível a troca caso o presenteado não goste do que ganhou, ou não sirva se for roupa, já que a troca quando não há defeito é mera liberalidade. Mas se for no comércio eletrônico, há prazo de 7 dias para desistência da compra até 7 dias após o recebimento.

COMPRA ONLINE REQUER ATENÇÃO
Caso a opção seja por compra em loja digital fique atento ao prazo de entrega e a reputação do site para garantir que o presenteado não fique frustrado porque o presente não chegou no Natal.

FUJA DE DÍVIDAS
Não deixe de negociar um desconto se pagar à vista. E se usar o cartão de crédito fuja do crédito rotativo pagando a fatura integral na data de vencimento. 

Entendeu todas as dicas e agora se sente preparado para comprar os presentes para toda a família? Encontre as melhores lojas do ramo em São Paulo clicando aqui e no Rio de Janeiro aqui. Para qualquer outra região do Brasil, clique aqui!

#PasseAntesNoiLocal