Vida longa à camurça

Para manter calçados, bolsas e acessórios de couro e nobuck com aspecto 
conservado e original por muito mais tempo é preciso tomar cuidados específicos. 
Preste atenção a algumas dicas e mantenha seu guarda-roupa em dia, sem 
desperdício de dinheiro em razão da falta de manutenção adequada.

Em primeiro lugar, nunca guarde os sapatos de couro logo após o uso. O suor é um grande inimigo, e não é só pelo mau cheiro que pode causar, mas também porque encurta consideravelmente a durabilidade do couro e favorece o aparecimento de fungos. Após o uso, os sapatos devem ser secos à sombra e em ambiente arejado, de preferência por dois dias. Não é aconselhável colocá-los ao sol, pois isso pode distorcer o formato, descolar a sola, amolecer ou encolher o calçado ou provocar o endurecimento do material, principalmente se o calçado for de couro.

Outra dica valiosa. Se for guardar o sapato em caixa, faça furos para facilitar a ventilação. Usar sacos de TNT, que conserva bem o couro, é outra boa opção.  Para as botas ficarem sempre com a forma original, o uso de jornal ou garrafa pet é de grande valia. Evite guardar o calçado dobrado, pois quando for usar na próxima estação, o produto estará com o couro marcado.

Limpeza - Para remover a poeira e as manchas dos calçados de couro, verniz ou sintético é aconselhável usar um pano úmido ou limpar levemente com uma escova. Sapatos de couro devem ser engraxados ao menos duas vezes por mês. O ideal é usar um pano ou escova macia, e aplicar a graxa específica para cada tipo de sapato, e dar polimento com movimentos rápidos.

Bolsas - Sempre esvazie bolsas antes de guardá-las. Não se esqueça de sacudir para que não fique nenhum papelzinho ou qualquer resíduo. Usar um aspirador portátil maximiza a limpeza da peça. Por fora, é interessante limpar com um pano levemente umedecido em água e detergente neutro, depois passar outro pano seco e macio para secar bem. Nunca guarde bolsas úmidas, molhadas ou sujas. O resultado pode ser desastroso.

Camurça e nobuck

Produtos de limpeza apropriados para esses tipos de calçados e acessórios protegem e reavivam as peças. Para remover manchas leves dos calçados de camurça, por exemplo, é recomendável utilizar escovas de cerdas bem macias e sempre secas para não danificar essas peças mais delicadas.

Para tirar as manchas mais difíceis como de óleo ou graxa é interessante escolher um produto de limpeza à base de solvente. Usar lixas, pedra-pomes ou borracha-crepe também traz bons resultados, mas é preciso tomar cuidado para não criar espaços na camurça. Para uniformizar a cor dos sapatos e acessórios de camurça e nobuck opte pela utilização de um produto específico para este tipo de material.