Pincel de cerda natural ou sintética?

Os pincéis de maquiagem são fundamentais para um make perfeito e bem definido. Enquanto alguns são feitos de cerdas naturais extraídas de vários tipos de animais, outros são confeccionados à base de fibras sintéticas. Mas não são apenas os materiais de fabricação que os difere, pois até o formato desses acessórios pode influenciar no resultado final.

A maquiadora Michelly Silva, de São Paulo, aponta algumas distinções entre pincéis de cerdas naturais e sintéticas e ensina a detectar diferenças entre essas ferramentas essenciais para você ficar linda e fazer uma maquiagem impecável.

Principais diferenças:

  • As cerdas dos pincéis sintéticos são mais brilhantes. Esse tipo de pincel é encontrado em maior variedade de cores. Geralmente, são mais macios ao toque, por isso são indicados para as peles sensíveis. Feitos de nylon ou taklon, além de ecologicamente corretos, são mais fáceis de limpar porque não absorvem pigmento.
  • Os pincéis de fibras naturais custam mais caro, porém, são bem duráveis. A limpeza requer mais atenção e a secagem é mais demorada. São encontrados em um único tipo de pelo ou de cerdas mistas (mais de um tipo de animal). Podem ser tingidos ou não. Os pelos geralmente são de cabra (goat), de texugo (badger), pônei (pony), zibelina (sable), mas também podem ser até de esquilo (squirrel).

Como escolher:

  • Os de cerdas naturais são ideais para produtos em pó (pós, sombras, blush etc.).
  • Já os de cerdas sintéticas são indicados para produtos em creme (corretivos líquidos ou em creme, batons, bases líquidas etc).

    Antes de optar por um tipo de pincel, pense no acabamento desejado. Segundo Michelly, é interessante notar que os pinceis moles, em geral, espalham mais e os duros aplicam e depositam o produto. No caso dos pinceis de cerdas naturais, o acabamento fica muito mais natural do que o segundo, que é ideal para quem quer fazer uma make com mais cobertura.

Agora que você já sabe as diferenças básicas entre os tipos de pincéis, que tal ter os dois tipos na nécessaire para diversificar e arrasar no look?