Faça curso de bijuteria e fature mais

  As bijuterias surgiram em 1929, durante a grande depressão norte-americana, como alternativa à joia. Logo conquistou seu espaço graças à versatilidade e à variedade dos materiais trabalhados que, não impondo limites à criatividade, adaptavam-se à moda e às tendências. Por serem um produto relativamente fácil de fazer e de vender, cada dia mais se firma como uma forma rentável de ganhar dinheiro extra.

  A lucratividade do negócio pode superar 300%, o que é bastante significativo. O custo médio da matéria prima das peças é de R$ 5 e o preço de venda é de, pelo menos, três vezes mais. Lojas especializadas comercializam peças fundamentais para a criação do trabalho, como cordão, resinas, strass, correntes, cristais, entre outros. Cores e formatos variam de acordo com as tendências da moda.

  Para quem deseja ganhar um dinheiro extra, ou até fazer das bijuterias uma peça única, existem vários cursos online e presenciais que ensinam como trabalhar.  Separamos alguns deles para você:

  • Senac - O curso Criação e Técnicas de Montagem de Bijuterias do Senac foi desenvolvido pela fashion designer Beth Salles. Ensina a trabalhar com a peça agregada não somente como acessório, mas também aplicados em lingerie, calçados, bolsas etc. Confira endereços e datas disponíveis em sp.senac.br.

  • Thelma Korte  - Dividido em módulos, o curso ensina as principais técnicas de montagem e acabamento de bijuterias, para hobby ou para se profissionalizar no ramo. Endereço: Rua Apinajés, 1866, próximo do metrô Vila Madalena. Telefone (11) 4119-2011 ou 3864-1542. Mais informações  thelmakorte.com

  • Biju e Arte – Nessa escola é possível aprender a técnica de forma virtual, com aulas a distância, ou presencialmente. Endereço: Rua João Cachoeira, 789, Loja 13 - Itaim Bibi - Telefone: (11) 3441-7374. Mais informações bijuearte.com

  • IED - Para quem deseja se aprofundar no estudo e aprender ainda mais sobre a arte de trabalhar com joias e bijuterias é possível fazer um curso de pós-graduação no Instituto Europeu di Design (IED). O Instituto tem o curso Design de Joias, Acessórios e Complementos e outras três opções de cursos livres para os interessados na área. Endereço: Rua Maranhão, 617 – Higienópolis. Telefone: (11) 3660-8000. Mais informações: www.iedbrasil.com.br

O mais interessante em todo esse aprendizado será a descoberta de uma nova perspectiva de trabalho e também de relaxamento. Enquanto as mãos trabalham, a cabeça viaja. Divirta-se.