5 dicas de moda para quem usa plus size

Muitas mulheres usam roupas conhecidas como plus size, cuja numeração geralmente começam nos manequins 46 ou 48. No entanto, a indústria da moda, com suas modelos de uma magreza dificilmente vistas fora das passarelas, acabam não atendendo bem a demanda de roupas para mulheres mais "cheinhas". Com a dificuldade de encontrar roupas de bom caimento, a jornalista Paula Bastos criou o blog Grandes Mulheres, dedicado ao universo das mulheres com numeração maior.  

Nos últimos anos, reconhece Paula, a situação melhorou um pouco e mesmo em lojas de departamentos é hoje possível encontrar roupas com numeração 46 ou até 48. "Acima disso somente em lojas de moda plus size", destaca. "E mesmo nessas lojas especializadas a numeração quase sempre vai apenas até 54: mulheres acima disso têm muita dificuldade para encontrar algo que lhes sirva bem", acrescenta Paula, que abaixo dá dicas e informações úteis para encontrar roupa com numerações maiores:

  1. Lojas virtuais de moda plus size têm grande variedade de peças e atendem localidades onde não há lojas especializadas. Mas você deve sempre tirar suas próprias medidas e compará-las com as tabelas disponibilizadas nessas lojas, pois manequins de mesmo número podem ter medidas diferentes.

  2. Em lojas físicas é possível provar as roupas, se ver no espelho. Mas muitas mulheres não entram em lojas plus size, parecem ver nisso um sinal de fracasso, um atestado da "condenável" obesidade. Mas, se você usa numerações maiores, entre em lojas plus size, onde com certeza será melhor atendida e terá mais chances de encontrar algo que lhe agrade.

  3. Não adianta querer usar roupa muito justa - que deixará muitas marcas visíveis - nem muito largas, que a deixará sem forma nenhuma. É preciso, acima de tudo, ter consciência do tamanho de seu corpo e procurar se sentir bem com ele.

  4. Roupas plus size geralmente são mais caras: se quiser coisas mais em conta precisará ir a lojas de departamento, onde não há variações nos preços - mas também há muita coisa com numerações maiores - ou então garimpar bastante.

  5. Estampas deixam o visual mais jovial e moderno: quem tem dificuldade de usá-las pode começar por padronagens com fundo escuro, com desenhos amplos e mais espalhados. Pode ainda usar a peça estampada na parte menos volumosa do corpo e combiná-la com uma peça de cor lisa na parte maior: isso cria equilíbrio e a percepção de uma silhueta mais proporcional e alinhada.

Não há regras para definir roupas que sirvam bem a qualquer mulher, pois cada uma tem corpo, estilo e sensações distintas - Observa Paula, mas indica uma saia cortada em A, ou uma saia godê, ambas capazes de valorizar tanto quem tem quadril largo quanto estreito, além de colaborar para a percepção de uma cintura mais fina. "Recomendo usar essas saias com blusas mais ajustadas, pois assim cria-se um desenho mais delineado do corpo feminino", finaliza.

Gostou das dicas? Encontre lojas de roupa em São Paulo clicando aqui e no Rio de Janeiro aqui! Está em outra região? Clique aqui!
#PasseAntesNoiLocal