A importância de limpar a caixa d’água

Higiene é fundamental quando se fala em mecanismos de combate a doenças. No ambiente doméstico, limpar a caixa d’água de casa ou do condomínio duas vezes ao ano - não importando se é de fibro-cimento, fibra de vidro ou concreto - evita a proliferação de bactérias. Também previne que o local se torne criadouro e hospedeiro de mosquitos, como o da dengue. Além, é claro, de vírus como os da hepatite, cólera, tifo e diarreia.

Genésio Mesquita Oliveira diariamente realiza limpeza em caixas d’água de várias residências e condomínios na capital paulista. Ele diz ter encontrado de tudo no interior das mesmas. “Até pombo morto já tirei da caixa”, afirma ao destacar a importância de, além de limpa, mantê-la fechada. Recomenda-se que a limpeza seja feita sempre por profissional ou empresa especializada, uma vez que já conhecem os produtos a serem utilizados e realizam o trabalho com toda segurança. “O preço é bastante razoável e não um empecilho ao consumidor diante do benefício que traz”, diz Oliveira.

         Entretanto, caso o consumidor queira realizar a tarefa, seguem algumas etapas do procedimento de limpeza:

         - Munir-se de esponja, vassoura, panos velhos, balde e água sanitária;

         - Fechar o registro da entrada de água;

         - Anular a boia amarrando-a na posição fechada;

         - Esvaziar a caixa abrindo todas as torneiras e descarga, deixando um palmo de água;

         - Tampar a saída da água para que a sujeira não desça pelo cano;

         - Esfregar com esponja ou escova as paredes da caixa;

         - Não usar detergente ou produtos químicos na limpeza;

         - Retirar a água suja com balde ou panos;

         - Com cerca de 50 centímetros de água na caixa, colocar cloro ou água sanitária para desinfecção:

         - Misturar um litro de água sanitária para cada mil litros de água (de acordo com a capacidade da caixa). Essa água deve ficar na caixa por duas horas. Não beber e nem usar.

            - Ao final enxaguar a caixa e abrir o registro. Antes de usar a água deixar escorrer por uns 10 minutos para evitar o gosto da água sanitária.

Importante destacar a necessidade de cuidar também do meio ambiente durante esse processo. Por isso, a água utilizada pode - e deve -  ser aproveitada para lavar o quintal e calçada. Lembre, ainda, de anotar a data da limpeza do lado de fora da caixa.