Saiba quanto você gasta para se divertir na internet

O assunto do momento é a mudança nas regras na Internet brasileira, com a Anatel limitando o acesso à 'rede mundial de computadores' para os brasileiros. A medida pegou a maioria da população de surpresa e foram muitos os que se desesperaram com a notícia. Então, para você que também é viciado em Internet e adora assistir vídeos, ouvir música ou usar as redes sociais, saiba quanto, em média, você gasta navegando na web fazendo as suas coisas favoritas: 

Netflix
Você é do tipo que adora fazer maratonas de séries no Netflix? Pois saiba que essa é uma das atividades que mais consomem dados na banda larga fixa, variando de acordo com a resolução do vídeo que está sendo assistido. Se o vídeo estiver em resolução SD, você vai gastar 0,7 GB por hora; caso esteja em HD, seu consumo será de 3 GB por hora. E o 4K? Nada menos que 7 GB por hora. 

YouTube
Assim como no Netflix, o consumo de dados no YouTube varia de acordo com a qualidade do vídeo que você está assistindo: se o vídeo tiver 240 pixels por linha, em qualidade baixa, o consumo é de aproximadamente 150 MB por hora. Caso esteja em resolução SD, fica em cerca de 400 MB por hora. Para quem assiste vídeos em HD, por sua vez, o consumo varia de 1,2 GB a 1,4 GB por cada hora assistida.

Facebook
Respire fundo: para cada minuto no Facebook, você gasta aproximadamente 2 MB. Ou seja: 120 MB por hora navegada trocando likes e compartilhando novidades. 

Games
Baixar um jogo inteiro poderá ser uma tarefa inglória (e custosa) no mundo da franquia de dados: um jogo popular como GTA V tem cerca de 50 GB em sua versão para PlayStation 4 e Xbox One. Já os sucessos de 2015 Fallout 4 e The Witcher 3: Wild Hunt, por sua vez, têm cerca de 30 GB cada um.

Jogar online
Jogar online poderá ser uma verdadeira aventura: StarCraft II, da Blizzard, utiliza aproximadamente 1,5KB/s por minuto, o que equivale a um consumo de 1 GB para 200 horas de jogo. No entanto, vale lembrar que este é um game altamente optimizado para consumir poucos dados – quem joga games como FIFA e Call of Duty consome por volta de 20 MB por hora de jogo. 

Streaming de música
Outro tipo de tarefa bastante comum na rede é ouvir música através de um serviço de streaming como o Spotify. Assim como no Netflix e no YouTube, o consumo de dados depende da qualidade do áudio que você escuta: para qualidade inferior, há um consumo de 43 MB por hora de música ouvida; já em altíssima qualidade, o uso de dados chega a 144 MB por hora.

Gostou das dicas, mas prefere consultar um especialista e, se for o caso, mudar o seu plano de internet? Ache os melhores profissionais em São Paulo clicando aqui e, no Rio de Janeiro, aqui! Em outra região do Brasil, clique aqui!

#PasseAntesNoiLocal