5 dicas para comprar online com segurança

 Mais de 9 milhões de pessoas já realizaram algum tipo de compra online, de acordo com pesquisa da E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico. Devido à comodidade e praticidade na hora da compra, esse número tem aumentado diariamente. Mas é importante lembrar que para adquirir qualquer produto pela internet é preciso ficar atento e ter alguns cuidados ao efetuar a compra.  

 Quando o consumidor realiza uma compra eletronicamente, ele fornece dados pessoais e sigilosos, tais como número do cartão de crédito e endereço para fechar o negócio. Por isso, antes de tudo, é muito importante que cuide da segurança do computador para evitar que as informações sigilosas sejam capturadas indevidamente por terceiros.

Preste atenção a alguns procedimentos que devem ser levados em conta antes de fechar a compra: 

1 - Manter o sistema operacional, programas e antivírus atualizados. Sempre!
2 - Atentar para que o site de compras seja seguro. Uma forma de checar a confiabilidade do site é consultá-lo no endereço www.registro.br. Com base nas reclamações registradas neste órgão, existe um cadastro com informações dos últimos cinco anos. A consulta também pode ser feita telefone 151.
3 - Confirme previamente o valor cobrado em frete e taxas adicionais, que podem encarecer o produto. Além disso, deve-se exigir o cupom ou a nota fiscal. 
4 - De acordo com a legislação vigente, a empresa tem a obrigação de apresentar outras formas de pagamento que não apenas cartão de crédito.
5 - Após a compra ser efetivada, caso o consumidor se arrependa, ele tem um prazo de sete dias corridos para devolver o produto, de acordo com o Código de 

Defesa do Consumidor
No site do Proncon - órgão de defesa do consumidor - estão outras dicas importantes de como o consumidor deve agir em relação ao prazo de entrega, etapas de compra, devolução de produtos, entre outros. O site é o
 www.procon.sp.gov.br

Gostou das dicas? Precisando de artigos de informática? Se estiver em São Paulo clique aqui e no Rio de Janeiro aqui! Em outra região? Clique aqui!

#PasseAntesNoiLocal