Viagens de férias são fundamentais para quem quer morar no exterior!

A decisão de ir morar fora da casa dos pais já é difícil, agora imagine decidir mudar de país? É algo bastante complexo e que precisa ser pensado, mas que, por outro lado, pode ser a realização de um sonho e pode te trazer um outro padrão de vida. De acordo com o IBGE, mais de 2 milhões de brasileiros vivem fora do Brasil. Não se sabe ao certo como a maioria deles foi "embora", mas uma boa dica para quem pensa um dia em ir morar no exterior é aproveitar as férias para conhecer um lugar e experimentar a vida real de moradores dos lugares onde você acha que gostaria de viver. Confira algumas dicas do que fazer:

Hospede-se em imóvel alugado – e cuide da casa
Se você realmente quer sentir uma cidade, não fique em um hotel. Eles oferecem o que acham que você quer e se viram para garantir seu conforto. Em vez disso, encontre uma casa de verdade que permita experimentar a vida real. Ou seja, operar a lavadora de louças e o chuveiro, descobrir dias e horários de levar o lixo para fora, ver a dinâmica da vizinhança.

Vá ao supermercado e procure seus itens preferidos
Da comida aos produtos de limpeza, é muito provável que você não encontre boa parte dos itens de que mais gosta. É preciso treinar: comprar uma vassoura nos supermercados dos Estados Unidos pode ser uma aventura nunca antes imaginada, com dezenas de modelos e finalidades. Decifrar a dinâmica das embalagens, porções e etiquetas de preços (em lugares onde os impostos não estão embutidos) é um passo adiante: você leva isso numa boa? Outra opção é testar mercados e restaurantes étnicos durante as férias: será que eles dão conta quando bater a vontade, por exemplo, de comer uma feijoada? 

Alugue um carro e faça também viagens curtas pelos arredores
É a melhor maneira de se ter uma noção da geografia da região e de descobrir para onde vai todo mundo nos fins de semana – e o nível de caos no trânsito que isso acarreta. Tenha em mente que os preços do combustível variam muito: em Hong Kong, por exemplo, custa R$ 6,38 o litro. Um estudo do aplicativo de trânsito Waze, com dados de 50 milhões de motoristas, considerou a Holanda o melhor país para se dirigir e El Salvador, o pior.

Considere o clima também daqui a 20 anos
O que pode parecer um clima agradável na primavera e no outono pode virar um inferno no verão ou ficar gelado demais no inverno. Se você nunca viveu no calor ou no frio extremos, pode descobrir na prática que não gosta de ar condicionado o tempo todo, ou que o aquecedor resseca as mucosas de forma desagradável quando usado continuamente.

Use as férias para testar estilos de vida na prática
Betsy Burlingame e Joshua Wood, que administram o site ExpatExchange.com, que traz dicas práticas para quem quer morar fora de seu país de origem, dizem que muitos dos usuários que pensam em se aposentar e viver na praia fazem disso um tema de viagem. “Começam a planejar antecipadamente e tiram férias há anos. Já foram para o Equador, a Costa Rica, as Filipinas. É assim que encontram um lugar", disse Betsy.

Deu vontade de viajar e visitar alguns lugares em que se sente à vontade? Então confira as melhores agências de turismo em São Paulo clicando aqui e no Rio de Janeiro aqui. Para qualquer outra região do Brasil, clique aqui!

#PasseAntesNoiLocal