Vai viajar? Baixe alguns apps antes

Virou chavão dizer que as tecnologias digitais encurtaram as distâncias, mas é importante notar que esse "mundo menor" não significa apenas facilidade de comunicação com qualquer pessoa, esteja ela onde estiver. Com a internet e, mais recentemente, com os aplicativos ficou menos complicado viajar e conhecer pessoalmente muito mais lugares. Para lhe ajudar, separamos alguns apps que você deveria conhecer para se organizar melhor na sua próxima viagem. Confira:

  • TripAdvisor - Onde ficar, onde comer, o que visitar - e também o que evitar - nos principais destinos turísticos mundiais. Tudo isso dito por quem já esteve nesses lugares. Essa é a grande funcionalidade desse aplicativo, que ainda permite ao usuário classificar tais informações (além de dar ele próprio suas opiniões). Gratuito para iOS e Android. 
  • Google Tradutor - As traduções não são sempre precisas, mas podem ser úteis em vários momentos. Por exemplo, para pedir uma conta - ou uma informação - em mais de 90 idiomas. Nas versões mais recentes traz novidades como tradução em tempo real de conversas e de mensagens impressas fotografadas com o celular. Gratuito para Android e iOS. 
  • TripIt - Travel Organizer - Organizar as informações referentes a voos, reservas de hotéis, aluguel de veículos, entre outras, é indispensável para o sucesso de uma viagem. Isso pode ser feito com esse aplicativo que tem tanto versões gratuitas quanto pagas (essas últimas, com recursos adicionais, como alertas para informações importantes). Disponível para Android, iOS, Blackberry e Windows Phone. 
  • Hospedagem - O Booking.com (Android, iOS e Windows Phone) permite localizar vagas em hotéis em dezenas de milhares de destinos espalhados pelo mundo. Já o AirBNB (Android e iOS) tem opções de hospedagem menos formais - até mesmo um quarto em um cantinho charmoso de uma cidade - em mais de 190 países. 
  • Outros - Montar roteiros e localizar atrações de inúmeras cidades para as quais se viaja são possíveis com ferramentas como Google Maps e Waze. E será muito mais barato - ou até gratuito - comunicar-se com familiares amigos via aplicativos como Skype e WhatsApp. Já o Google Now permite, entre outras coisas, converter moedas e obter informações sobre o clima de determinado local (todos esses apps são gratuitos).

Depois de baixar os aplicativos e estudar o roteiro, desejamos uma boa viagem.