Temperatura em Santiago do Chile

O Chile tem uma área de mais de quatro mil quilômetros de extensão que abrange algumas das paisagens mais diversificadas da América do Sul, desde o deserto mais alto e árido do mundo até montanhas nevadas e a gelada Patagônia, e, por isso, possui diferentes tipos de clima. Para quem pretende visitar esse incrível país, o Dubbi reuniu algumas importantes informações com objetivo de lhe ajudar a decidir em qual época ir e o que deve levar. Para saber ainda mais sobre as temperaturas de cada mês, basta acessar esse link.

Como o Chile e o Brasil estão situados no mesmo hemisfério, as estações coincidem e, portanto, é fácil se programar para viajar para lá, mas vale lembrar que, independentemente da região do Brasil em que você vive, as temperaturas em Santiago do Chile são sempre mais baixas. Além disso, como a capital fica situada logo no centro do país, cujo clima é bem definido, considerado temperado mediterrâneo, as variações de temperatura por lá são muito marcantes principalmente no inverno e no verão.

No verão, por exemplo, entre os meses de Dezembro a Fevereiro, o clima costuma ser bastante seco. Em Dezembro, a temperatura ainda está mais amena, na média dos 20ºC, e não há tanto risco de chuvas, mas em Janeiro já é o mês mais seco e quente do ano, sendo a temperatura máxima de 30ºC. Já em Fevereiro, apesar de não ser tão quente quanto Janeiro, o calor e tempo seco permanecem, mas se prepare para um pouco de frio durante as noites por causa dos ventos.

Em Março, o calor ameno continua no começo do mês, até que as temperaturas começam a cair para uma média de 18ºC com a entrada do outono, e então Abril finalmente marca o início dessa nova estação. São também nesses meses que ocorre a colheita da uva nas vinícolas chilenas (alguns tours inclusive oferecem a oportunidade do visitante participar desse processo de colher e até de selecionar as uvas), fazendo deste o melhor período para fazer roteiros de vinho. A partir de Maio, a temperatura cai relativamente e a chuva passa a ser muito mais frequente, sinais de que o inverno se aproxima.

As chuvas ainda não param com a chegada de Junho, que é, na verdade, o mês mais chuvoso do ano, com temperatura média de 9ºC, mas é também possível aproveitar a neve em alguns centros de ski que abrem mais cedo. No entanto, são nos meses de Julho e Agosto que realmente se aproveita as atividades de neve no país, apenas lembre-se de se agasalhar bem, pois as temperaturas podem chegar nos dígitos negativos, principalmente durante a noite.

A alta temporada dos centros de ski geralmente acaba nas primeiras semanas de Setembro, que marca o início da primavera, com temperaturas que começam a aumentar e chuvas que passam a diminuir. A partir de Outubro, a temperatura máxima já atinge os 20ºC, com ventos frios apenas durante as manhãs e noites que podem durar até o começo de Novembro, quando já começa o clima de verão.

Para não ter erro, é importante lembrar do que se deve levar de acordo com o mês e/ou estação que você estará em Santiago do Chile. Nos meses do verão, itens indispensáveis para a sua viagem incluem protetor solar, roupas leves, creme hidratante por causa do clima muito seco e um ou dois casacos leves para noites mais frias; já no inverno, opte por levar uma mala maior que caiba casacos pesados e, se possível, leve até roupas que protejam da chuva. Já para primavera e outono, por serem estações intermediárias, com dias tanto de calor quanto de frio, a dica é bem simples: leve de tudo um pouco.