Férias? Planeje sua bagagem de verão

Antes de pensar no que levar e revirar metade do guarda-roupa, lembre-se que o sucesso da viagem começa no planejamento. Levante informações básicas do destino escolhido e das possíveis atividades que o local oferece como, por exemplo, piscina, caminhadas, esportes radicais, festas etc.

Importante também entender que sair de férias não significa levar uma mala pesada e repleta de coisas. Além do peso, o volume excessivo não significa que você soube escolher as peças curingas para arrasar, desfilando com roupas leves e acessórios como cintos, lenços, bijuterias e sapatos.  

Veja a seguir algumas dicas básicas para uma eficiente mala de verão.

  • Leve sempre a metade do que realmente tem vontade. A possibilidade de chegar ao final da viagem e perceber que várias peças sequer foram usadas é bem grande. Coloque tudo sobre a cama e evite o que for complicado demais de combinar com outras peças.
  • Lenços íntimos e absorventes não devem ficar de fora da mala de verão porque são ótimos aliados em situações emergenciais. Dê preferência às calcinhas e cuecas de algodão.
  • Há no mercado toalhas úmidas comercializadas em embalagens individuais, o que é ótimo para dar uma refrescada durante aquele passeio mais longo sob o calor escaldante.
  • Jamais dispense o protetor solar. Esse item é peça-chave. Outra dica é levar um hidrante corporal para evitar o ressecamento da pele. Nos lábios, batom ou hidratante sempre.
  • Para minimizar os danos causados pelo sol e água do mar ou da piscina, separe um leave in com filtro solar, xampu e condicionador. Se for viajar de avião, lembre-se que na bagagem de mão esses produtos precisam estar em embalagens pequenas, inferiores a 100 ml.
  • Faça um check-list para ter a certeza de que não esqueceu os remédios de uso contínuo, para alergias, antiácidos e analgésicos.
  • A sugestão para mulheres é levar dois ou três vestidos longos ou curtos, duas blusinhas, dois shortinhos, duas camisetas básicas, túnicas, dois ou três biquínis ou maiôs, calcinhas e sutiãs, um chinelo, uma sandália, rasteirinha, tênis, chapéu, um casaco leve e meias.
  • Já os homens devem levar um ou dois conjuntos esportivos, um par de tênis, quatro camisetas, cuecas, meias, shorts de tactel, sungas, quatro bermudas, um par de chinelos, boné ou chapéu, camiseta polo e uma blusa de moleton meia estação.

Por fim, proteja os objetos frágeis deixando-os dentro de meias ou roupas grossas, no centro da mala e leve sacos plásticos para roupas sujas e molhadas.  Depois disso, é só relaxar e aproveitar cada instante.