As melhores atrações em Cancún

Cancún é um dos lugares mais cobiçados e paradisíacos do mundo, e, mesmo não sendo uma região muito extensa, conta com uma boa diversidade de atrativos capazes de agradar a todos os tipos de gostos, desde exuberantes praias de areias claras e um mar de sete diferentes tons de azul até ruínas, tesouros históricos e sítios arqueológicos. Para quem pretende viajar para esse paraíso, o Dubbi, site de viagens, reuniu alguns de seus principais passeios; já para saber algumas dicas sobre a melhor maneira de planejar, como valores, hotéis, pacotes e outras informações, não deixe de checar o site.

Isla Mujeres: Essa pequena ilha, a apenas vinte minutos de barco de Cancún, oferece opções de lazer para aproveitar durante o dia inteiro. Suas praias, por exemplo, como a Playa Norte, a Playa Tortugas e a Playa Caracol, são excelentes pontos de mergulho por conta de suas águas, que são calmas, mornas e cristalinas, com uma ótima visibilidade para avistar sua rica vida marinha. Outro grande ponto de mergulho e também de outras atividades, como tirolesa e nado com os golfinhos, fica no Parque Garrafón.

Ruínas maias: Essas são atrações absolutamente imperdíveis para qualquer viajante que quer conhecer a importante cultura maia e a história do México. As ruínas mais importantes da região estão localizadas no sítio arqueológico Chichén-Itzá, a cerca de duzentos quilômetros de Cancún, não só considerado uma das sete maravilhas do mundo como também um Patrimônio da Humanidade pela Unesco, abrigando grandes e incríveis construções, como a Pirâmide de Kukulcán, o Templo dos Guerreiros, o observatório El Caracol e o cenote Sagrado. Outro sítio de extrema relevância, situado um pouco mais próximo de Cancún, é o da cidade de Tulum, cujas construções ficam à beira-mar e fazem de seu cenário ainda mais bonito.

Cenotes: Os cenotes são rios ou lagoas subterrâneas localizadas dentro de grutas com águas tão cristalinas e profundas que são pontos perfeitos para o mergulho. O Río Secreto é o mais impressionante deles, cujas águas possuem tons azulados e seu espetacular visual é composto por diversas estalactites e estalagmites; outro cenote igualmente lindo é o Dos Ojos, duas lagoas tão transparentes que parece que os peixes estão flutuando.

Parques: Como abriga milhares de belezas naturais, o ecoturismo é muito popular em Cancún e, portanto, os parques da região se tornaram grandes atrativos, como são os casos do Xcaret, o Xplor e o Xel-Há. Seus principais focos são as atividades na natureza, como o mergulho em suas piscinas naturais e rios, o aquário com as mais diversas espécies de fauna marinha e o viveiro de aves silvestres, e o nado com golfinhos (ou, para os mais corajosos, com tubarões), mas possui também atrações culturais, como o espetáculo noturno que conta um pouco sobre a história e os costumes mexicanos.

Praias: Como é banhada pelo deslumbrante mar do Caribe, as praias de Cancún, com suas águas cristalinas de tons azuis e verdes, são os cartões-postais e as principais atrações da região. Existem praias particulares e públicas na cidade – as particulares fazem parte de sua zona hoteleira, já que são os hotéis e resorts que cuidam da estrutura para que os visitantes tenham o máximo de conforto possível e, por isso, vale lembrar o quão importante é se informar sobre a praia do hotel que você quer ficar. No entanto, para quem estiver hospedado no centro e quiser conhecer as praias públicas, não deixe de visitar a Las Perlas e a Chac Mool.

Cozumel: A ilha de Cozumel, mesmo sendo muito maior que Isla Mujeres, conta também como um passeio de um dia para turistas que querem conhecer outros lugares fora de Cancún, principalmente porque é um dos destinos mais paradisíacos de toda essa região, abrigando o segundo maior recife de corais do mundo. Para admirar toda essa beleza e riqueza natural, não deixe de ir a alguns dos melhores pontos de mergulho da ilha, como Palancar, Colombia e Cielo.