As 10 cidades mais europeias do Brasil

  O Brasil é um celeiro de povos de todas as partes do mundo. Em várias regiões do País encontramos cidades que trazem um pouco da história dessas nações e oferecem forte influência arquitetônica no estilo europeu. É uma boa alternativa de turismo para conhecer outras culturas sem gastar muito.

Conheça as 10 cidades mais europeias localizadas em território nacional e programe suas próximas férias.

  1. Antônio Prado (RS) -  As casas  são construídas de madeira e são uma memória da colonização italiana do século 19.  A maioria dos habitantes tem ascendência europeia. Foi a última colônia italiana criada pelo governo imperial.

  2. Bento Gonçalves – Caminho das Pedras (RS) – Roteiro de casas de pedras construídas por imigrantes italianos, vindos principalmente do Norte e também da Toscana. Um passeio que remete as pessoas a um outro tempo e a uma outra cultura.

  3. Alcântara (MA) – Conhecida como “a cidade que parou no tempo”, possui mais de 300 construções coloniais e lembram os barões, escravos e portugueses que povoaram solo brasileiro há mais de 500 anos.

  4. Domingos Martins (ES) - De colonização italiana e alemã, além das construções, a cidade conta com uma ambientação natural impressionante, composta por lagos, morros e vales incríveis que refletem a colonização europeia.

  5. Holambra (SP) – Apesar de ficar próxima a São Paulo, essa cidade traz em sua arquitetura um estilo totalmente holandês. É conhecida como A Cidade das Flores. Em setembro recebe muitos turistas para a Expoflora, exposição que agrada público de várias idades.

  6. Blumenau (SC) – Localizada no estado de Santa Catarina, é conhecida pela Oktoberfest e por sua arquitetura bávara, o que a faz um conhecido ponto para turistas tanto brasileiros quanto estrangeiros.

  7. Campos do Jordão (SP) – Localizada no interior de São Paulo, Campos do Jordão é considerada a “Suíça Brasileira”. Tem restaurantes, bebidas e o clima típicos do norte europeu, e, apesar dos preços, é um lugar popular há décadas no território paulista.

  8. Novo Hamburgo (RS) – A cidade tem esse nome em homenagem a Hamburgo, na Alemanha, já que a maioria de seus moradores descende desse país. Além dos imóveis tombados, existe um Inventário do Patrimônio Cultural, cuja manutenção segue diretrizes da Comissão de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. Apesar da estrutura, a preservação do patrimônio na cidade ainda enfrenta muitas deficiências.

  9. Joinville (SC) – Localizada na região nordeste de Santa Catarina, é considerada uma das principais cidades alemãs do País. As casas e construções de Joinville dão um charme à parte à cidade. Além disso, ainda existe a forte influência alemã na gastronomia da cidade.

  10. Gramado (RS) - Situada na Serra Gaúcha, oferece aos visitantes uma geografia muito variada com forte influência alemã e italiana, o que se reflete especialmente na culinária e na arquitetura urbana e rural.

Gostou das dicas? Encontre agências de viagem em São Paulo clicando aqui e no Rio de Janeiro aqui. Está em outra região? Clique aqui!