Aproveite as belezas de Foz do Iguaçu

  Localizada no estado do Paraná, Foz do Iguaçu é conhecida internacionalmente pelas magníficas Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas da Natureza. Os visitantes encontrarão nessa região uma das maiores belezas naturais do País. Entre os meses de outubro e março - os mais chuvosos – as cataratas costumam ter ainda mais água, ideal para tornar o local um espetáculo inesquecível. Afinal, a queda d’água acontece de uma altura acima de 80 metros. A paisagem de tirar o fôlego possui as principais cachoeiras do lado argentino, mas os visitantes podem observar tudo bem de perto por meio de trilhas, passarelas ou passeios de barco.

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é outra atração que merece uma visita em Foz do Iguaçu. Considerada uma das maiores do mundo, tanto em tamanho quanto em geração de energia, é aberta ao público para visitas panorâmicas, passeio pelas áreas internas e até espetáculos noturnos com som e luzes.

Mas existem muitos outros pontos turísticos para conhecer em Foz do Iguaçu. São parques, casas de show, museus. Veja a seguir as principais atrações para você conhecer e aproveitar o que a cidade tem de melhor.

 

Parque Nacional do Iguaçu - a reserva natural do Parque Nacional do Iguaçu é considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O parque responde pela preservação de espécies de animais que correm risco de extinção, como a onça pintada e o jacaré de papo amarelo.

 

Parque das Aves – o espaço de 16,5 hectares abriga mais de 800 animais, como corujas, harpias e arara que circulam à vontade entre os visitantes, mas há também cobras e outros répteis. 

 

Parque Aquático Termal - localizado a cerca de uma hora de carro de Foz do Iguaçu, oferece um grande complexo de turismo e diversão, tendo como atrações piscinas termais, piscina de onda, toboágua e hidromassagem.

 

Vale dos Dinossauros - recentemente inaugurado, o espaço reproduz vegetação da época desses gigantes e proporciona para os visitantes uma viagem no tempo, com réplicas de 20 espécies de dinossauros. A partir da tecnologia, eles simulam movimentos e sons, tornando a experiência ainda mais interessante.

 

Museu de Cera - são mais de 80 estátuas de cera erguidas em tamanho real. Entre as personalidades estão Michael Jackson, Frank Sinatra, Beyonce, Ayrton Senna, Papa Francisco, entre outros.

 

Templo Budista – em uma região alta da cidade, tem visão privilegiada de Foz do Iguaçu e da Ciudad del Este (Paraguai). Para quem deseja conhecer um pouco da filosofia budista, existem mais de 120 estátuas, cada uma com o seu significado. Entre elas, uma de Buda com 7 metros de altura e um templo que cria um ambiente bastante especial para o local.

 

Iporã Show -  o local oferece apresentação de dança. Com mais de 50 artistas devidamente caracterizados, o espetáculo contempla a diversidade cultural dos países da América Latina, além da história das quedas d’água da região.

 

Marco das Três Fronteiras - as três estruturas no local - uma em Foz do Iguaçu, outra em Ciudad del Este e a outra em Puerto Iguazú - remetem aos três países fronteiriços: Argentina, Brasil e Paraguai.

 

Ecomuseu - conta com uma exposição fixa, que mostra a história da Usina de Itaipu e parte da história social e ecológica da região. Também há espaços para exposições artísticas e temporárias, além de um ambiente externo com jardins.

 

Para quem deseja fugir um pouco dos passeios tradicionais, Foz do Iguaçu tem outras opções como Circuito Especial na Itaipu; Test Drive Veículo Elétrico na Itaipu; Macuco Safari; Trilha do Poço Preto; Polo Astronômico; Luau nas Cataratas; Iluminação da Barragem; Passeio de Helicóptero; Refúgio Biológico; Espaço das Américas; Cassinos; Esportes de Aventura; Skydive Foz; Ponte da Amizade (Brasil-Paraguai); Ponte Tancredo Neves (Brasil-Argentina); Praia Artificial do Lago de Itaipu; Mesquita e Passeio no Kattamaram.

E quem quiser ir às compras, há o passeio até a famosa Ciudad del Este, no Paraguai. Mas é importante lembrar que há um limite de compras com isenção de impostos pela aduana brasileira: US$ 300 (via terrestre) e US$ 500 (via aéreo).