5 surpresas em Alagoas

Todo mundo sonha em conhecer o paraíso. E sabe onde ele está? Bem pertinho de nós, no litoral de Alagoas. Conhecida como Costa dos Corais, essa região figura entre os destinos mais bonitos do País.  

É justamente nessa parte do litoral alagoano onde estão as famosas e belas praias de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Barra de Santo Antônio e Paripueira. São repletas de areias finas, coqueiros e um mar com tons azuis e esverdeados, esbanjando atrativos que dificilmente serão esquecidos pelos visitantes.

Está duvidando? Então seguem cinco motivos para conhecer ou visitar novamente esse paraíso brasileiro.

1. Piscinas naturais - Em Maragogi dá para mergulhar em aquários a céu aberto. O local faz parte da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, maior unidade de conservação da marinha do Brasil, e reúne as maiores piscinas naturais de Alagoas. Os passeios de catamarã encantam os turistas que mergulham na companhia de peixes coloridos e de diferentes tamanhos. As Galés do Maragogi - arrecifes com rica flora e fauna que, durante a maré baixa, formam piscinas naturais de águas azuis e verdes cristalinas – são inesquecíveis. O visitante também encontra trechos preservados de Mata Atlântica, rios e densos coqueirais.

2. Culinária - A gastronomia é ímpar. Os sabores da região mostram sua diversidade em pratos criados com base na variedade de frutos do mar, além da carne de sol, da tapioca etc. Os doces de frutas locais, bolos caseiros e o famoso bolinho de goma artesanal são muito apreciados.

3. Aventura e emoção - Passear de bugue é quase obrigação e um dos atrativos mais buscados pelos turistas. Capriche no protetor solar e se prepare para o trajeto que dura, em média, duas horas. Os passeios seguem a rota norte que leva os visitantes até a divisa com o Estado de Pernambuco, passando pelas praias Burgalhau, Barra Grande, Antunes, Xaréu, Ponta de Mangue e Peroba. Enquanto isso, na direção sul, os viajantes curtem os cenários deslumbrantes das praias Camacho, São Bento, Japaratinga e Bitingui. 

4. Ecoturismo - Que tal curtir um passeio na companhia dos peixes-boi? No município de Porto de Pedras, em uma área protegida do rio Tatuamunha, cercada por manguezais, os turistas encontram um refúgio e acompanham o mamífero marinho quase extinto. Por lá, a espécie reaprende a viver em seu habitat natural. Realizado em uma jangada, o passeio pelo rio possibilita aos visitantes apreciar toda a natureza do local e se encantar com esses animais, que podem atingir até 4 metros de comprimento e pesar 600 quilos quando adultos. O passeio é realizado pela Associação Peixe-Boi de Condutores, com capacidade máxima diária de 70 pessoas e a presença de guias locais, que tiram as dúvidas dos visitantes.

5. Passeios históricos - Alagoas também oferece aos visitantes opções de lazer que vão além da beleza tropical das praias. A Igreja Nossa Senhora da Corrente, tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) construída no século 18, na cidade de Penedo, preserva até hoje os detalhes arquitetônicos dos estilos barroco, rococó e neoclássico. Antiga capital do estado de Alagoas, Marechal Deodoro, é outro destino que vale a visita. A cidade reúne um conjunto colonial formado igrejas, sobrados e casas do século 18. O visitante encontra muita história no Museu de Arte Sacra, no Convento de São Francisco, além do Palácio Provinciano, e da casa onde nasceu o primeiro presidente do país, que dá nome à cidade, e segue preservada.  

   Alagoas tem tudo isso e muito mais. Prepara-se para muitas descobertas.

Gostou das dicas? Encontre agências de viagem próximas a você em São Paulo cliando aqui e no Rio de Janeiro aqui! Está em outra região? Clique aqui!
#PasseAntesNoiLocal