10 dicas de lugares para ver pôr do sol

O horário de verão acaba amanhã e existem centenas de lugares espalhados pelo Brasil onde é possível se encantar ao vislumbrar o pôr do sol, agora mais cedo! Esse espetáculo fascinante pode ser acompanhado tanto em uma praia paradisíaca, cercada de muita natureza, como nos lugares mais comuns, como no trânsito, dentro de um carro ou da janela do ônibus.

Veja uma lista com 10 opções de lugares em que o crepúsculo pode ser admirado no dia a dia.

1. Praça do Pôr do sol - São Paulo

Na região do Alto de Pinheiros, zona Oeste da capital, a praça atrai gente de toda a cidade. O local é apontado por muitos como a melhor vista da cidade para acompanhar a despedida do sol pelo fato de ficar em um lugar com menos prédios e boa arborização.  

2. Pedra da Gávea – Rio de Janeiro

Localizada no Parque Nacional da Tijuca, é considerada maior pedra à beira mar do mundo, a mais de 800 metros acima do mar. Esse lugar maravilhoso exige fôlego de quem deseja acompanhar a despedida do sol, pois a subida até o topo é bastante íngreme. De lá também é possível admirar o Maciço da Pedra da Branca e as praias da Barra e do Recreio.

 3. Praia da Costa – Vila Velha

O lugar é um misto de urbanização e belezas naturais, e uma das praias mais famosas do Espírito Santo. O entardecer é marcado por raios solares que projetam cores nas vegetações e construções da cidade capixaba. O ponto mais privilegiado para admirar o crepúsculo é o Convento da Penha, um dos monumentos religiosos mais antigos do Brasil.

4. Praia do Sancho – Fernando de Noronha

Cultuada como a melhor praia do mundo, tanto pelos visitantes como por sites especializados em turismo, é um verdadeiro paraíso incrustado no arquipélago pernambucano. A faixa de areia dourada parece uma moldura coberta por falésias, onde é possível contemplar corais e a rica fauna marinha. Prepare-se para se emocionar e perceber o quanto somos pequenos no universo.

5. Duna do Pôr do sol – Jericoacoara

Localizada dentro do Parque Nacional a 300 km a oeste de Fortaleza, reúne um conjunto de belezas naturais de diferentes biomas. A vila de Jericoacoara não possui postes de iluminação para preservar a iluminação proveniente da lua e das estrelas. As ruas são de areia, como se fossem extensões da orla e não existe estrada de acesso nos últimos 15 km. Portanto, é necessário veiculo 4x4 para chegar. A duna onde se pode observar o crepúsculo fica do lado esquerdo da orla e para acessá-la a melhor opção é subir pela parte de trás que é menos íngreme. Após ver o sol mergulhando no oceano, muitos encaram a parte da frente da duna, um paredão de areia com inclinação de quase 90°.

6. Praia do Jacaré – Cabedelo

Fica na região metropolitana de João Pessoa, na Paraíba. O entardecer é um espetáculo à parte.  Além de curtir a despedida do sol, os visitantes do litoral paraibano acompanham diariamente a execução do Bolero de Ravel, tocado há anos pelo violista e saxofonista Jurandy do Sax.

7. Lago Guaíba – Porto Alegre

Aclamado por gaúchos e, principalmente, porto-alegrenses como o mais belo pôr do sol do Brasil, o lugar oferece variação de cores na despedida do astro-rei. A região do lago é rodeada pelo verde da vegetação, o cinza do concreto e o azul do céu. Quando os raios solares refletem no espelho da água do lago produzem um festival de tonalidades. Depois que o sol sai de cena ao fundo do lago, um tom arroxeado ainda permanece no céu por um tempo.

8. Lago Itaipu Binacional – Foz do Iguaçu

Dividido entre o estado do Paraná e o Paraguai, o lago é formado artificialmente. O show acontece quando se está a bordo de um barco, no meio do lago. O pôr do sol cria uma aquarela no meio da paisagem. Não é uma unanimidade. Alguns dizem que a usina ao fundo do cenário enfeia a despedida do sol.

9. Salvaterra – Ilha de Marajó

Em outro extremo do Brasil, o pôr do sol em Salvaterra, no Pará, é repleto de praias de água doce. Lá, o dourado predomina no céu quando o sol começa a descer em direção ao oceano. É uma das regiões do país em que é possível apreciar um belíssimo pôr do sol equatorial.

 10. Vale da Lua – Alto Paraíso de Goiás

Considerado o santuário goiano do misticismo, esoterismo e espiritualismo, o local é atravessado pelo Paralelo 14, da mesma forma que Machu Pichu, no Peru, e proporciona fantásticas histórias sobre discos voadores e seres extraterrestres. A paisagem do lugar é equivalente à superfície da Lua e confere ao pôr do sol uma espetáculo de luzes com raios refletidos no solo criando diversas cores.  Já imaginou curtir a despedida do sol por lá?

Gostou das dicas? Encontre agências de viagem em São Paulo clicando aqui e no Rio de Janeiro aqui. Está em outra região? Clique aqui!