Ainda dá tempo de organizar a festa junina!

  Muita gente prefere fazer a festa junina em casa, como um bom motivo para reunir amigos e familiares em um ambiente mais aconchegante e íntimo. A boa notícia é que dá para organizar a festa gastando pouco com a decoração, alimentação e até com a música. Preparamos um checklist para lhe ajudar a escolher as delícias culinárias, com dicas de roteiro de compras, organização e planejamento.  

 

Planejamento:

- É o primeiro passo para realizar uma festa memorável. Coloque num papel a ideia do evento e defina tudo o que será necessário comprar: doces, bebidas, itens de decoração e valor disponível para o orçamento. Quantas pessoas serão convidadas e o que será servido? Dê preferência aos produtos sazonais como o milho, que em junho está na época de colheita e serve de base para várias receitas.

 

Decoração:

- As bandeirinhas são indispensáveis. A dica é fazê-las com recorte de revistas, jornais e pedaços de tecido de diversas estampas. Para os românticos, desenhar corações ajuda a criar um clima mais intimista.

- O xadrez domina a vestimenta junina, mas dá para variar também. Substituí-lo por retalhos de tecido com estampas floridas, além de compor a decoração, é uma opção bem viável.  

- Revestir potes e vasos com juta e decorar com flores como margaridas e girassóis torna o ambiente mais agradável.

- A fogueira, além de tradição, também pode compor a decoração. Procure ajuda de quem entende do assunto e monte em um lugar seguro e longe da fiação elétrica, dando preferência à madeira de demolição. Cuidado com as crianças. Se achar arriscado, melhor não fazer.

- Os doces podem compor a decoração. Uma boa dica é espetar um palito com um pedaço de tecido na ponta. Isso ajuda a dar um toque ainda mais festivo.

- Os chapéus de palha e feno dão o toque rústico aos convidados.

- Revestir caixotes de madeira com embalagens de paçoca e preparar a mesa para servir os doces nas embalagens dos produtos reforçam a identidade da festa.

– Corte retalhos de tecidos antigos em pequenas tiras e amarre-os em um pedaço de corda fina. O fio pode atravessar a sala ou o quintal de um lado para o outro. O tecido também pode ser trocado por flores artificiais. 

- Usar pequenos sacos de juta com velas artificiais confere ao ambiente uma iluminação toda especial.

 

Música:

- Não dá para fazer uma festa junina sem música temática.  Se tiver orçamento, contrate um DJ que tenha conhecimento e experiência em festas juninas. Outra opção é contratar trios, sanfoneiros e forrozeiros. Ao vivo ou não, o importante é colocar muitas músicas de Luiz Gonzaga, assim como forró e canções para quadrilha.

 

Guloseimas e bebidas:

- Os doces, salgados e bebidas são indispensáveis para o sucesso do evento. Paçocas, arroz doce, canjica, pé-de-moleque, doce de leite, abóbora com coco, pipoca, vinho quente, quentão, choconhaque... A lista é longa. Uma boa dica é comprar em casas de doces, supermercados e, principalmente, em atacados, que vendem embalagens maiores e mais baratas.

 

Onde comprar:

- Além da tradicional 25 de Março, na região central de São Paulo, as ruas paralelas Cavalheiro Basílio Jafet e Barão de Duprat concentram as lojas com maior variedade de itens para festas. Confira algumas:

Armarinhos Fernando - Rua 25 de Março, 816. Tel.: (11)3324-8200

Armarinhos UniversalRua Cavalheiro Basílio Jafet, 70. Tel.: (11) 3227-8644

M. CamicadoRua Cavalheiro Basílio Jafet, 55/63. Tel.: (11) 3227-3375

Porto das Festas e Fantasias Ladeira Porto Geral, 88. Tel.: (11) 3228-6896

Brilhos e Fantasias Ladeira Porto Geral, 127. Tel.: (11) 3228-7438

Tozaki Rua Barão de Duprat, 245. Tel.: (11) 3227-4651

Matsumoto Rua Barão de Duprat, 39. Tel.: (11) 3322-0166

Vaz Martins e IrmãosRua Cavalheiro Basílio Jafet, 54. Tel.: (11) 3228-4982

Rizzo Embalagens & FestasRua Barão de Duprat, 13- Loja 02. Tel.: (11) 3326-7773

 

Atacadistas :

Makro - makro.com.br

Assaí Atacadista - assai.com.br

Tenda Atacado - tendaatacado.com.br

Atacadista Roldão - roldao.com.br

Sam’s Club - samsclub.com.br

Depois de tantas dicas, corra para fazer um festão. Ainda dá tempo, mas não pode deixar tudo para a última hora.