Os melhores lugares para andar de bicicleta

A cada dia que passa, o uso da bicicleta como meio de transporte ganha cada vez mais adeptos. Com as grandes cidades brasileiras ganhando ciclovias, é muito comum que a população, cansada do trânsito congestionado, opte pela bicicleta, que, além de poupar tempo, é um exercício ótimo para o corpo e também para o planeta. Mas já que você já está craque na bicicleta, que tal viajar e conhecer novos lugares com o mais ecológico dos meios de transporte? Conheça alguns destinos:

Campos do Jordão (São Paulo)
A 170 km de São Paulo, Campos do Jordão é um destino perfeito para dar uma escapada de final de semana e curtir  a natureza em meio à Serra da Mantiqueira. E nada melhor para se divertir em família do que pedalar no Horto Forestal, magnífica reserva natural próxima a Campos, com muitas trilhas e caminhos a serem percorridos de bicicleta.

Estrada Salesópolis-Caraguatatuba (São Paulo)
Conhecida como Estrada da Petrobrás, por servir como acesso para veículos de manutenção do oleoduto que liga o porto de São Sebastião a diferentes refinarias, a Salesópolis-Caraguatatuba tem 75 km de percurso numa estrada de terra. Com numerosas subidas íngremes, a rota garante muitos desafios e aventuras em meio a muitas belezas naturais com uma abundante vegetação.

Chapada Diamantina (Bahia)
O Parque Nacional da  Chapada Diamantina tem algumas das paisagens mais bonitas do Brasil e é um ótimo lugar para se conhecer de bicicleta.  Os ciclistas podem combinar o esporte com passeios por centenas de cachoeiras, grutas, morros e rios nesta região baiana a 400 km de Salvador.

Circuito das Araucárias (Santa Catarina)
O Circuito das Araucárias foi criado para o cicloturismo, com 250 km de estradas de terra que começam na cidade de São Bento do Sul. Os caminhos oferecem belezas naturais com um grande número de araucárias e atrações como a Rota das Cachoeiras, numa sequência de 14 quedas alinhadas ao longo de um rio

Vale dos Vinhedos (Rio Grande do Sul)
Responsável por grande parta da produção dos vinhos brasileiros, o Vale dos Vinhedos é um triângulo formado pelos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. A beleza das paisagens da Serra Gaúcha é o cenário ideal para passeios de bicicleta em meio aos vinhedos, parando para degustar os vinhos e pratos da região.

Estrada Real (Minas Gerais e Rio de Janeiro)
A Estrada Real sai de Diamantina, em Minas Gerais e chega até Paraty, no Rio de Janeiro, num trajeto de mais de 1.600 km, que passa por cidades históricas, com diferentes tipos de trajetos  e níveis de dificuldade. O Caminho Velho, entre Ouro Preto e Paraty, tem uma extensão de 680 km e passa por 38 cidades e muita natureza. A rota entre Mariana e Ouro preto, com apenas 11 km, pode ser feita por ciclistas menos experientes.

Deu vontade de comprar uma bicicleta e dar um passeio pelo Brasil? Encontre boas lojas em São Paulo clicando aqui e no Rio de Janeiro aqui! Em outra região, clique aqui!