Mexa-se e queime gordura no final de semana

Muitas vezes a correria da semana ocupa todo o tempo das pessoas, tornando inviável a prática de atividades físicas regulares no dia a dia. Com isso, o final de semana passa a ser sagrado para quem busca se manter em forma, com saúde e, principalmente, bem-estar. A personal trainer Maris Nunes listou uma relação de dez tipos de exercícios que são ótimos para queimar calorias no tempinho de folga. “O ideal é que as pessoas mantivessem uma rotina com atividades físicas regulares. Como muitas vezes isso não é possível, os exercícios aos finais de semana devem ser realizados com cuidado e controle, respeitando os limites do corpo”, alerta. Vamos a eles:

1- Caminhada – Mais prático e democrático exercício, pode ser a porta de entrada para quem deseja começar a praticar atividades físicas. A caminhada proporciona altos ganhos para a saúde, reduzindo risco de vários tipos de câncer, diabetes, ansiedade, problemas do coração e depressão.  O esporte pode ser feito em ruas, parques ou mesmo em esteira de academia. Meia hora de exercício, numa velocidade de 5 quilômetros por hora, pode gerar gasto de até 350 calorias.

2- Corrida – Assim como a caminhada, mas numa intensidade maior, corrida é uma ótima atividade cardiorrespiratória. A cada 30 minutos, em velocidade aproximada de 12 quilômetros por hora de exercício, a média de calorias perdidas é de 450. Além disso, aumenta flexibilidade e resistência das pernas. É importante fazer aquecimento intenso antes do início da atividade e escolher o tipo certo de calçado.

3- Bicicleta – Dependendo da velocidade e do ritmo das pedaladas, andar de bicicleta pode ajudar a queimar de 300 a 400 calorias em meia hora de exercício. Além de não precisar do suporte do corpo, também providencia ótima atividade cardíaca e define coxas e panturrilhas.

4- Natação – Excelente para o desenvolvimento de fôlego e resistência, a natação fornece  exercício intenso para todas as partes do corpo, eliminando até 360 calorias em meia hora, dependendo do ritmo. O ideal é que o praticante faça um treino intervalado, nadando duas distâncias, recuperando o fôlego e, então, repetindo a sequência.

5- Futebol – Paixão nacional, é o esporte mais praticado no Brasil. Além da confraternização e competição entre amigos, a atividade pode eliminar gasto de até 330 calorias em meia hora de jogo. Além disso, é ótimo para desenvolver o raciocínio, agilidade e fortalece os membros inferiores.

6- Vôlei de praia – Uma partida de vôlei com os amigos pode resultar num gasto de até 300 calorias por hora. O esporte é ótimo para o aprimoramento da coordenação de movimentos corporais e ainda fortalece pernas e braços.

7- Dança de Salão – Outra forma divertida para perder peso é dançar. Em meia hora de atividade, a dança de salão queima cerca de 180 calorias. O corpo também desenvolve flexibilidade, força em tronco e membros e resistência. É uma atividade leve e nem parece um exercício.

8- Remar – Na canoa ou caiaque, remar elimina aproximadamente 280 calorias em meia hora. Trata-se de uma ótima maneira de aumentar a força e a resistência nos músculos dos ombros, coxas e bíceps. Para remar da melhor maneira possível, o segredo está na coordenação entre pernas, costas e braços.

9- Tênis - Jogar tênis fortalece a musculatura do abdômen e proporciona agilidade, velocidade e concentração, além de melhorar o fôlego. Em uma hora de partida, é possível queimar até 600 calorias. Assim como na corrida, é importante escolher bem o calçado para a prática da atividade, já que o esporte exige muito das articulações das pernas.

10- Frisbee – Comum nas praias, o frisbee é um jogo muito divertido e pode ser ótima alternativa de exercício aeróbico. Como exige movimentação e corridas sobre a areia, o exercício pode gerar consumo de até 200 calorias em uma hora de jogo.

 

A orientação é, antes de tudo, conversar com seu médico. Só ele será capaz de assegurar que você está em condições de praticar atividades físicas.