Apps a favor do bem-estar e saúde

Os aplicativos desenvolvidos para smartphones e tablets se tornaram ferramentas muito úteis para pessoas que querem informações sobre exercícios, analisar históricos e o desempenhos, realizar dietas, além de organizar a própria rotina com o objetivo de incrementar os resultados dos treinamentos.  

Segundo o personal trainer Leonardo Rodrigues, os aplicativos de corrida se tornaram um bom caminho para quem tem dificuldade de encontrar um tempinho na agenda para fazer uma atividade, mas pretende dar os primeiro passos.  “Esse tipo de programa é recomendado por possuir a função de agendamento de horário para o treinamento, com alertas durante o dia. Serve como organizador e orientador do praticante”, diz.

Ele destaca também aplicativos com funções diferentes, como contador de calorias e monitor de dieta, interessantes para balizar os hábitos alimentares e verificar o gasto ou consumo calórico em um determinado tempo.  “Com registros rápidos do que a pessoa ingeriu e dicas de alimentação saudável, esses apps apresentam um resumo de como ela está se saindo em relação aos seus objetivos”, continua.

O personal trainer fez uma lista de aplicativos de destaque disponíveis para download gratuito em smartphones e tablets:

Musculação e atividades aeróbicas:

Endomondo - é como uma “comunidade de atletas”. Funciona como um motivador para qualquer modalidade esportiva. Com ele, é possível mapear os exercícios, compartilhar resultados com outros praticantes e analisar sua performance (Disponível para Android, iOS e Windows Phone).

FitStar - Com programa de treinamento elaborado com base em um rápido questionário, o programa mostra sua rotina de treinos com vídeos explicativos, todos relacionados com seus objetivos (Disponível para iOS).

Gymboss – Grande indicação para quem tem problemas com tempo de execução e descanso durante o treino. O app define o tempo de execução e de pausa, com alertas no momento de repouso e retomada (Disponível para iOS).

Corrida:

Runtastic - registra seus treinos de corrida, tanto na esteira quanto nas ruas, informando em tempo real a velocidade, distância percorrida e estimativa de calorias consumidas. Com esse app, é possível monitorar sua evolução quilômetro por quilômetro e também desafiar amigos, tornando a atividade mais divertida (Disponível para Android, iOS e Windows Phone).

Heart Rate – O programa ajuda a verificar frequência cardíaca, realizando a leitura dos batimentos do coração, e mostra na tela como esta seu ritmo dentro dos exercícios (Disponível para Android, iOS e Windows Phone).

Pacer - Esse é ótimo para quem não desgruda do celular. O aplicativo monitora quantos passos você já deu durante o dia, tornando possível a análise do grau de esforço feito durante sua jornada de trabalho ou no final de semana (Disponível para Android e iOS).

Dieta:

DS - Dieta e Saúde – É um programa de emagrecimento baseado na famosa dieta dos pontos. Você registra o que comeu durante o dia e quais exercícios praticou. Ele faz o cálculo e dá uma estimativa de quantas calorias você perdeu ou ganhou (Disponível para Android, iOS e Windows Phone).

myfitnesspal.com - Fornece informações sobre os alimentos que estão inseridos na sua dieta. O interessante é que o programa pode identificar o produto por meio do código de barras presente na embalagem (Disponível para Android, iOS e Windows Phone).

Na hora de escolher os aplicativos, é importante consultar um profissional da área, que pode indicar o programa mais adequado a seus objetivos e necessidades. É interessante também ler comentários de outras pessoas que já utilizaram o aplicativo.  Outra dica interessante é pesquisar sobre app relacionado a grandes marcas. Normalmente, se ela opta por colocar seu nome no produto é porque o mesmo possui credibilidade.

O ideal é utilizar os aplicativos como aliados do treinamento e da dieta. Nada substitui, porém, a programação feita por um profissional capacitado. Outro cuidado importante é na execução dos exercícios. Mesmo com vídeos ou explicações detalhadas, realizar um treinamento de maneira equivocada pode resultar em lesões e problemas físicos no futuro.