8 exercícios físicos para fazer em casa

É possível manter a forma física mesmo quando não sobra tempo ou vontade suficiente para frequentar uma academia. Conversamos com a personal trainer Loris Gonçalves Santos que ensinou alguns exercícios bem simples e específicos para você fazer antes de ir ao trabalho ou à escola.  

    Atividades aeróbicas e de flexibilidade (alongamentos) são as mais indicadas para aumentar a disposição e garantir um dia mais animado. Além de tonificar a musculatura, esses exercícios ajudam o organismo a liberar endorfina – hormônio associado ao prazer e a sensação de bem estar, aliviar dores e relaxar.

    “Temos a possibilidade de montar vários modelos de treinos curtos de 30 minutos, que podem ser realizados em casa. É sempre bom lembrar, porém, que se a pessoa tem alguma limitação deve antes procurar um profissional de educação física para obter assessoria”, reforça. Acompanhe suas dicas:

  1. Se você tem uma esteira, assim que se alongar, comece o treino. Ande dois minutos e corra 30 segundos. É indicado para iniciantes, de duas a três vezes por semana.
  2. Após esse período, dá para começar um mini circuito, incluindo corda (exercício completo que queima calorias e ainda define as pernas), agachamento livre sem peso, flexão de braço e abdominal, fechando com o alongamento.
  3. Para iniciantes, Loris explica que é melhor começar com repetições do mesmo exercício de 12 a 20 vezes, em duas séries, usando como carga o próprio peso corporal, ou, ainda, um elástico como resistência. Comece fazendo 20 minutos diários, depois aumente para 30, em duas vezes por semana, depois passe para três vezes.  
  4. O agachamento é uma das melhores técnicas para tornear a região das coxas e do bumbum. Afaste as pernas com os pés paralelos formando um ângulo de até 90 graus. Faça três séries com 10 repetições cada.
  5. Para a barriga, deite e eleve a parte superior do corpo, contraindo o abdômen. Faça com as pernas flexionadas e apoiadas no chão, no mínimo 20 repetições.  
  6. Panturrilha também é importante. Em um degrau, apoie apenas a pontinha dos pés. Na sequência, eleve todo o corpo somente com essa parte frontal, subindo e descendo por pelo menos 30 repetições.
  7. A elevação frontal enrijece os músculos dos ombros, além de fortificar os braços. Escolha um peso de 1 kg (pode-se usar algum saquinho de mantimento), eleve os braços à frente do corpo até a altura dos ombros. Faça duas séries com 20 repetições.
  8. O exercício a seguir vai lhe ajudar a se livrar do “tchauzinho” que faz toda a pele debaixo do braço balançar. Use o mesmo saquinho ou peso da atividade anterior, contraindo um braço de cada vez ao lado do corpo. Faça duas séries com 20 repetições.

Acima de tudo, pense nos benefícios à saúde e bem-estar emocional. Você só tem a ganhar!

Gostou das dicas? Para encontrar academias em São Paulo clique aqui e no Rio de Janeiro aqui!
Está em outra região? Clique aqui!
#PasseAntesNoiLocal