Visite templos religiosos em São Paulo

Metrópole cosmopolita, composta pela mescla de culturas e imigrantes das mais diversas nacionalidades, São Paulo tornou-se também uma metrópole ecumênica, onde convivem adeptos e seguidores de vários credos e distintas correntes religiosas.

A vertente religiosa da capital paulista foi recentemente realçada com a inauguração, no bairro do Brás, do Templo de Salomão, construído pela vertente cristã neopentecostal Igreja Universal do Reino de Deus. Com quase 100 mil metros quadrados de área construída tornou-se a maior construção religiosa do país.

São Paulo abriga templos dedicados a praticamente todas as maiores e mais tradicionais religiões do mundo. Vale a pena conhecer:

Catedral da Sé (Catolicismo Apostólico Romano) - Localizada na Praça da Sé - bem no centro da cidade -, teve construção iniciada em 1913. A inauguração da obra na versão completa, no entanto, ocorreu apenas em 1967. Projetada em estilo neogótico, tem 111 metros de comprimento, 46 de largura, duas torres com 92 metros de altura, uma enorme cúpula e capacidade para abrigar 8 mil fiéis - Fone: (11) 3107-6832.

Catedral Ortodoxa de São Paulo (Catolicismo Ortodoxo Antioquino) - Inaugurada em 1954, essa imponente construção fundamentada nos preceitos da arquitetura bizantina destaca-se na paisagem altamente urbanizada da região próxima ao início da Avenida Paulista. Decorada com belos vitrais, afrescos e ícones em mármore, seu projeto foi inspirado na majestosa Basílica de Santa Sofia, grande atração da cidade turca de Istambul - Fone: (11) 5579-3835.

Espaço ISKCON (Hare Krishna, movimento derivado do Hinduísmo) -Iskcon - versão inglesa da sigla de Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna-é o nome oficial do movimento Hare Krishna, mais conhecido por seus adeptos que usam roupas coloridas, com os homens com cabelos raspados. Nesse templo, localizado no bairro do Pacaembu, diariamente acontecem pequenas cerimônias, mas o melhor dia para visita é o domingo, quando há festivais com música e outras demonstrações da cultura dessa fé - Fone: (11) 3661-8440.

Sinagoga Bait (Judaísmo) - A mais conhecida das sinagogas da cidade - no bairro da Bela Vista - está sendo reformada para abrigar o Museu Judaico de São Paulo, que deve ser inaugurado em 2016. Há, porém, a opção da Sinagoga do Centro Comunitário Bait - no bairro de Higienópolis -, onde, segundo a tradição judaica, ocorrem diariamente três rezas, feitas em hebraico. Por questões de segurança, sinagogas exigem contato prévio e agendamento para visitas - F.: 3663-2838.

Mesquita do Brás (Islamismo) - Oficialmente denominada Mesquita Mohammad Mensageiro de Deus - Brás é o nome do bairro onde está situada -, foi construída em meados dos anos 1980 pela Associação Beneficente Islâmica do Brasil (ligada à vertente xiita do islamismo). Visitas devem ser agendadas previamente - Fone: (11) 3315-0569.

Templo Zu Lai (Budismo) - Maior templo budista da América Latina, projetado conjuntamente por arquitetos chineses, taiwaneses, japoneses e brasileiros, que nesse projeto inspiraram-se em palácios da China do final do primeiro milênio da era cristã. Localizado no município de Cotia - integrante da Grande São Paulo - em um área com 150 mil metros quadrados, onde espaços verdes e ambientes silenciosos convidam às meditações inerentes à prática budista - Fone: (11) 4612-9805 / 4612-2895