Ubatuba reserva 102 praias para você

Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo, é um lugar cheio de praias diferentes: uma para cada gosto. Tem aquelas maiores, boas para banho de mar com as crianças, e também as mais escondidas para quem só chega com lancha. Localizada na Serra do Mar, fica entre Caraguatatuba e Paraty. São 102 praias distribuídas em 100 km. Por lá há muitas trilhas, cachoeiras, trekking, passeios de barco até ilhas próximas...enfim, um bom programa para quem tem tempo ou só quer passar alguns poucos dias. Sem muito trânsito, é possível percorrer a distância entre São Paulo e Ubatuba em pouco mais de três horas (234 km). Já nos feriados a vida do turista complica mais, por isso evite os momentos de rush para não perder muito tempo na estrada.

Separamos algumas dicas de praias para os diferentes estilos. Veja em  qual você se encaixa:

 Para ir com a família:

  • Praia Tenório – entre a Praia Grande e a Praia Vermelha, a 4 km do centro de Ubatuba. Tem 500 metros de extensão e é boa para caminhada. A orla é arborizada, areia fina, mas o mar é agitado. Se estiver com crianças, talvez seja melhor escolher uma praia com mar mais calmo. De lá é possível avistar a Ilha Anchieta.
  • Praia da Enseada – Perto do centro, conta com excelente infraestrutura, pousadas, hotéis, mercados. Mar tranquilo, boa para esportes náuticos.
  • Praia da Fortaleza – Com água calma, é indicada para mergulhos e para ver tartarugas. Oferece também passeios de barco. O acesso é via Praia Dura. Tem alguns estacionamentos pagos nas redondezas.
  • Maranduba – tem uma ilha em frente, por isso é bom levar dinheiro para fazer passeio de barco até lá. Tem vila perto, com boa infraestrutura para comidas e bebidas. Ah, e tem cachoeira também nas redondezas.

Para surfar:

  • Praia Vermelha – é uma praia de tombo que os surfistas gostam bastante. No final da tarde o por do sol é belíssimo.
  • Toninhas – as ondas costumam ser moderadas. Se for um surfista sem muitas pretensões pode gostar de lá. As famílias também costumam ir bastante.

Para aventureiros:

  • Ubatumirim – é mais distante, precisa percorrer estrada de terra até lá. Tem faixa de areia grande e um rio no final. O mar é calmo. Recomenda-se levar lanches para garantir.
  • Camburi – fica no km 1 da BR, perto de Paraty. Para chegar tem de percorrer caminho de 3 km, com asfalto (tem ônibus). A mata é fechada, tem cachoeira.
  • Praia do Cedro – uma das mais belas praias de Ubatuba. Bem pequena, com areia grossa e branca. Para chegar há duas maneiras: enfrentar uma trilha de 40 minutos (íngreme) a partir da Praia da Fortaleza ou de 1 hora a partir da praia Grande do Bonete. Ficou com preguiça? Então vá de barco, com saída na praia da Lagoinha.

Não se deixe influenciar quando chamam Ubatuba de “Ubachuva”. Sim, lá chove bastante por causa do clima úmido e tropical. Mas certamente você irá se divertir muito com as várias opções que o lugar oferece.