Quer ver filme nacional? Saiba onde

Quem gosta de filmes nacionais ou quer rever antigas projeções, assim como assistir aos chamados filmes alternativos, sabe que nem sempre é fácil encontrar essa variedade nos cinemas tradicionais. Em geral, essas opções estão mais disponíveis em cineclubes e salas especiais.

Em São Paulo, a região dos Jardins e o entorno da Avenida Paulista, concentra o circuito de salas que mais ofertam programação nacional e cult. Se você ainda não conhece, vale a pena prestar atenção à programação desses locais.

- Espaço Itaú de Cinema (www.itaucinemas.com.br) - As salas do circuito, na Rua Augusta, possuem programação que conjuga filmes comerciais com projeções independentes e brasileiras. O espaço tem o diferencial de passar alguns filmes nacionais que acabam estreando somente em suas dependências, e depois vão direto para o DVD.

- CineSesc (www.sescsp.org.br) – Também na rua Augusta,  reabriu em 1o de abril após três meses de reforma. Local tradicional dos cinéfilos, que marcam presença em seus festivais de filmes, projeções que valorizam o melhor do cinema.

- Caixa Belas Artes (caixabelasartes.com.br) - Na Rua da Consolação, quase esquina com a Paulista, os cinéfilos têm garantida a programação nacional na Sala Aleijadinho. Reinaugurando em julho de 2014, após três anos fechado, o local existe desde 1943, quando começou a projetar filmes e fora batizado como Cine Ritz. De julho a dezembro do ano passado, foram 80 projeções nacionais, sendo 23 estreias. “Desde a reinauguração, o Caixa Belas Artes exibiu, com exclusividade, nove longas. Outros foram lançados em mais de uma sala, mas saíram do circuito em poucas semanas e continuaram aqui. E o cinema só os mantêm em cartaz porque há público”, afirma André Sturm, diretor de programação do cinema.

- Cine MIS (www.mis-sp.org.br) - Na Avenida Europa,  o cinema do Museu da Imagem e do Som também oferece conteúdo nacional e alternativo. Por lá, as projeções de filmes nacionais acontecem mensalmente. O cardápio varia de curtas a longa-metragens, de documentários a filmes experimentais. A seleção de filmes é realizada por meio de convocatória permanente, após passar por curadoria interna.

- Rede Cinemark (www.cinemark.com.br) - Fora do circuito de rua, a empresa mantém um dia específico para o cinema brasileiro batizado de Projeta Brasil Cinemark. O evento acontece sempre no mês de novembro, em todos os complexos da rede, exceto no Village Mall, instalado no Rio de Janeiro. Nesse dia, o público assiste aos filmes pagando ingresso a preços populares.