Qual sua praia predileta em São Paulo?

Subdivido em Norte, Sul e Baixada Santista, o litoral do estado de São Paulo tem aproximadamente 800 quilômetros de extensão, sendo 400 deles com praia. O turista encontra desde regiões intensamente urbanizadas quanto rincões ainda pouco explorados, de natureza bastante preservada.

Separamos alguns exemplos dessas duas possibilidade de boas praias paulistas:  

Enseada / Guarujá (Baixada Santista) - Com pouco mais de cinco quilômetros de extensão, é bem urbanizada e tem boa infraestrutura turística. Por enquanto ainda é menos cercada por edifícios do que outras praias da badalada estância do Guarujá, como Pitangueiras e Astúrias.

Riviera de São Lourenço / Bertiga (Baixada Santista) -  Circundada por ambiente urbano luxuoso, é qualificada como 'Campos do Jordão do Litoral'. A bela natureza do lugar mescla-se nesse cenário com mansões, prédios sofisticados e imponentes centros de compra.

Maresias/ São Sebastião (Litoral Norte) - Badaladíssima, muito frequentada por jovens que procuram tanto bares e casas noturnas quanto ondas propícias para o surfe.  É apenas uma das várias conhecidas praias da cidade de São Sebastião, como Boissucanga, Camburi, Barra do Sahy e Juquehy, entre outras.

Praia da Feiticeira / Ilhabela (Litoral Norte) -  É uma das mais agradáveis praias de Ilhabela, localizada bem defronte ao centro urbano da cidade de São Sebastião. A Praia da Feiticeira fica na parte sul da ilha, com águas claras, onde é possível mergulhar e passear de caiaque.

Praia da Jureia / Iguape (Litoral Sul) -  São 18 quilômetros de extensão, com águas límpidas e um entorno de natureza preservada - em grande parte componente de uma estação ecológica -, composta por Mata Atlântica, encontro entre o mar e o rio Ribeira do Iguape, voos de aves nativas e um por do sol esplendoroso.

Ilha do Cardoso (Litoral Sul) - Difícil acreditar ser possível encontrar lugar com encantos naturais ainda tão bem mantidos no litoral de estado tão desenvolvido economicamente. Mas é esse o caso dessa ilha localizada na divisa com o Paraná. Integrante de um parque estadual, ela tem não apenas belas praias, mas também Mata Atlântica, manguezais, vilas de caiçaras que juntamente com áreas de acampamento e pousadas oferecem opções de hospedagem.