Aproveite o verão, mas sem prejudicar a pele

O verão já está dando o ar da graça e com ele também ressurgem os cuidados com a pele que, para ficar protegida e saudável, necessita mais do que o uso indispensável do protetor solar. Alimentação saudável, boa hidratação e cuidados com o cabelo também são essenciais para curtir o melhor da temporada.

A dermatologista Michele Haikal destaca que nunca é demais tomar os cuidados necessários e preventivos para evitar queimaduras, vermelhidão e os riscos de câncer de pele. Acompanhe algumas dicas da especialista.  

1. Como proteger a pele?

Deve-se usar protetor solar que também proteja dos raios UVA, e não só UVB, e se possível também com proteção da luz visível e infravermelho. Estes dois últimos, segundo Michele, são conhecidos como filtros físicos (costumam conter como ativo óxido de zinco ou de ferro e funcionam de forma diferente dos químicos). Outra dica é usar cápsulas antioxidantes, que atacam os radicais livres - responsáveis por alterações na pele como descoloração, ressecamento, perda de elasticidade e formação acelerada de rugas.

2. E os cabelos?  

Usar leave in com proteção solar e sempre enxaguar os cabelos com água mineral - para não deixá-los repletos de água salgada ou com cloro - garante cabelo mais saudável.

3. Alimentação para manter a cor

Alimentos que contêm betacaroteno (cenoura, mamão e abóbora, por exemplo) e os ricos em vitamina E (como azeite, amêndoas e castanhas) são excelentes para uma pele mais bonita e saudável, além de prolongar por mais tempo o efeito do bronzeado. Assim como os ricos em PQQ (Pirroloquinolina quinona), como a gema do ovo e a soja fermentada. “Dê preferência também por usar um fotoprotetor oral, que ajuda no bronzeado e protege a pele, mas sem dispensar o uso dos protetores solares habituais”, ressalta.

4. Sucos auxiliam na hidratação

Para garantir uma boa hidratação da pele, principalmente na temporada de calor, quando a perda de líquidos é mais acentuada, os sucos feitos com água de coco e com a polpa da fruta são excelentes fontes de vitaminas e sais minerais.

Com esses cuidados incorporados à rotina fica mais tranquilo evitar os danos à pele que muitas pessoas enfrentam em razão de descuidos básicos.