Apaixone-se pelas praias da Bahia

Difícil eleger as melhores praias do litoral baiano. São muitas! Algumas já badaladas, outras menos exploradas, mas todas capazes de propiciar ótimos momentos aos frequentadores. Separamos algumas delas para você planejar sua próxima viagem:

  1. Ilha de Boipeba - Há quem considere essa ilha situada no arquipélago de Tinharé (município de Cairu, entre Ilhéus e Salvador) até mais aprazível do que Fernando de Noronha. Lá há praias belíssimas, algumas quase intocadas. Entre elas, a Praia da Cueira, onde o mar calmo esparrama-se em uma faixa de areia circundada por coqueirais a perder de vista. Já a praia de Moreré tem piscinas naturais de águas cristalinas e bastante vegetação na beira da areia.

  2. Taipus de Fora - Na península de Marau - aproximadamente 200 quilômetros ao sul de Salvador -, é ladeada por grandes coqueiros. Tem como maior atração uma grande piscina natural formada na maré baixa: cercada por corais, permite observar peixes e outros seres marinhos vivendo em águas cristalinas.

  3. Praia do Forte - Em uma vila localizada a 80 quilômetros ao norte de Salvador, combina cerca de 14 quilômetros de areias claras e piscinas naturais com estrutura turística bem desenvolvida e bastante demandada. Ali está sediado o conhecido Projeto Tamar, dedicado à proteção das tartarugas marinhas.

  4. Itacaré - Paradisíaco recanto no sul do estado, o vilarejo de Itacaré tem mais de dez belíssimas praias, para os mais diversos gostos: agitadas ou tranquilas, com águas calmas ou com ondas capazes de atrair surfistas. Todas circundadas por Mata Atlântica, onde há trilhas e cachoeiras.

  5. Morro de São Paulo - Localizado na chamada Costa do Dendê, tem suas principais praias identificadas por ordem numérica: da Primeira à Quinta - essa última também conhecida como Praia do Encanto -, além de outras praias menores. Aquelas com numeração mais baixa têm agitação, badalação e vida noturna, enquanto as outras apresentam ambientes mais isolados, onde na maré baixa formam-se piscinas naturais.

  6. Taípe/Arraial d'Ajuda - Bem próximo de locais muito frequentados por turistas - como Trancoso e Porto Seguro -, o Arraial tem tanto praias onde bares e casas noturnas criam um ambiente social efervescente quanto outras mais tranquilas. Entre essas últimas destaca-se a praia do Taípe, com ondas fortes e um entorno de belas e imensas falésias.

  7. Porto da Barra -  Em plena Salvador, capital do estado, permanece bastante agradável, com águas calmas e transparentes. Apesar da localização central e de intensa presença de público ainda mantém um certo ar bucólico - reforçado pela presença do imponente farol em uma de suas extremidades -, e propicia excelente visão da linda Baía de Todos os Santos.

E você, já foi à Bahia? Então vá (mesmo que já tenha ido outras vezes). Afinal, o litoral baiano é realmente esplêndido e possui inúmeros encantos.