4 trilhas off-road perto de São Paulo

  A prática de percorrer trilhas off road - com suas inclinações íngremes, buracos e lamaçais - atrai quantidade crescente de adeptos. Além do espírito aventureiro, a oferta de veículos com tração 4x4 no mercado ajudou a impulsionar essa atividade.

  Mas Júnior Lopes, diretor da empresa de turismo Soldier Adventures, recomenda: é importante estar sempre acompanhado de outros veículos, conduzidos por amigos ou por profissionais de empresas de turismo off road. "A companhia é importante para o caso de uma pane no veículo ou um problema no percurso, e mesmo por questões de segurança, pois as trilhas geralmente estão localizadas em locais isolados", justifica Lopes, que indica quatro trilhas off road da cidade de São Paulo, ou de suas proximidades. Veja a seguir:

1- Trilha do Pinheirinho - Localizada na Serra da Cantareira, zona norte da cidade de São Paulo, tem acesso fácil e asfaltado a partir da Estada da Roseira (município de Mairiporã). Trilha já tradicional, bastante conhecida e frequentada pelos adeptos do off road - inclusive por quem apenas inicia-se nessa prática. Dependendo da época do ano, sua dificuldade pode ficar entre média e alta.

2- Trilha da Macumba - Uma das mais conhecidas entre as várias trilhas de Paranapiacaba, distrito do município de Santo André, conhecido por suas construções históricas. O local hoje está consolidado também como um polo para a prática de off road, pela existência na região de trilhas para todos os gostos. Essa, especificamente, tem dificuldade média.

3- Trilha da Roberta Close - No município de Santana do Parnaíba, nas proximidades da região de Alphaville (zona oeste da região metropolitana da capital paulista). É uma trilha mais pesada, com subidas e descidas íngremes, que exigem veículos mais preparados.

4- Trilha da Petrobras - Percorre trechos entre a estância de Salesópolis, onde nasce o rio Tietê, e Caraguatatuba, no litoral norte paulista. Anos atrás, servia para acesso das equipes de manutenção aos dutos da Petrobras ali existentes. Percorre belas paisagens da Serra do Mar e exige cuidado pelos aclives e declives próprios de regiões serranas.

Se você ficou animado, então prepare-se para essa aventura. Só não se esqueça de seguir as regras de segurança.

Gostou? Encontre as principais agências de turismo em São Paulo e no Rio Janeiro. Se estiver em outra região, clique aqui!

#PasseAntesNoiLocal