Você é organizado no trabalho?

  As tarefas do dia a dia exigem dos profissionais um perfil cada vez mais eficiente e, consequentemente, organizado. Manter o lugar de trabalho em ordem e em harmonia pode parecer simples, mas, na prática, dificilmente é o que acontece. Aprender a gerenciar tarefas, definir prioridades e manter somente o que é importante sobre a mesa faz parte de uma mudança de hábitos que, além de gerar benefício individual, atrai a boa vontade de chefes e colegas.  

  Para Ellen Souza, consultora de carreira da agência de recrutamento Catho, a organização pode aumentar o desempenho e produtividade no trabalho do profissional, que consegue cumprir suas tarefas com qualidade e no tempo planejado. “A pessoa organizada é normalmente menos estressada, economiza tempo, além de causar melhor impressão nos colegas e superiores”, explica.  

  Segundo ela, a falta de qualidade de vida no trabalho pode gerar transtornos na vida dos profissionais e, por consequência, na empresa. Funcionários com acúmulo de estresse, diz Ellen, têm menor produtividade, mais faltas, afastamentos, desmotivação, problemas de saúde e conflitos pessoais e profissionais. “Em todas essas situações, a empresa perde em produtividade e dinheiro”.

  A consultora dá algumas dicas valiosas para deixar o local de trabalho mais organizado de forma a contribuir e elevar o desempenho profissional. Acompanhe:

 

  • Para começar, o importante é ter critério e não apenas manter arrumado. Elabore um sistema para documentos e objetos, isso ajuda a quem vai procurar algo em sua mesa.  

  • Leve seus hábitos para todos os lugares, pessoas organizadas têm o costume de aplicar este método em qualquer ambiente, seja em casa ou no trabalho.

  • Entenda que ser organizado implica em mudança de hábito, atitude comportamental. A organização dá espaço a criatividade e benefícios.

  • Descarte o que não é mais necessário. Veja se outros colegas necessitam ou se é para jogar no lixo mesmo.

  • Organize a papelada por assunto e monte um arquivo. Defina um dia da semana para  fazer a manutenção deste arquivo.

  • Monte uma agenda de tarefas e compromissos.

  • Faça check-list de suas tarefas. Defina o que é prioridade.