Perdeu o emprego? Saiba como agir para acelerar recolocação

O desemprego só aumenta no Brasil e, a cada dia, é mais difícil arrumar uma oportunidade de mostrar o seu valor no mercado de trabalho. Apesar dessa crise, não dá para desistir. "Manter a calma e utilizar a sabedoria no momento de agir pode ser fundamental para encontrar uma nova colocação de maneira mais eficaz", disse Valéria Andrade, diretora de recursos humanos de uma multinacional. Confira, a seguir, dicas do que fazer se está em busca de um novo emprego:

Perfil
Tenha consciência do seu perfil profissional, fazendo uma reflexão sobre as suas competências profissionais, conhecimentos, habilidades e atitudes.

Projeto
Faça uma lista de empresas nas quais gostaria de trabalhar. Liste companhias que têm relação com suas experiências profissionais, porque a recolocação em organizações do mesmo segmento tende a ser mais rápida.

Currículo
Ele ainda é uma das principais formas de apresentação, por isso é preciso alinhar o seu conteúdo. O objetivo profissional precisa ser direto, de acordo com suas aspirações para a carreira. A experiência profissional deve ter detalhes e descrição das atividades desenvolvidas, resultados obtidos e projetos onde atuou. Deixe claro sua habilidade com idiomas e seja sucinto nas demais informações.

LinkedIn
Ele é uma das principais fontes de recrutamento atualmente. Ser ativo na rede é muito importante para a recolocação profissional. Seja detalhista ao preencher as informações. É importante participar de grupos de discussão e conectar-se a diversas pessoas não apenas de sua área, tornando seu perfil mais visível e atrativo.

Networking
Cultive contato com colegas de empresas onde trabalhou e da faculdade, bem como com pessoas de suas redes sociais. Essas conexões são fontes de informação de mercado e ampliam sua visibilidade, aumentando assim as suas possibilidades de recolocação.

Objetividade
Caso o recrutador peça para falar sobre você, seja breve, claro, objetivo e só dê informações relevantes ao emprego que busca.

Pesquisa
Ao ser chamado para uma entrevista, levante informações da empresa como história, área de atuação, visão, missão e valores.

Comportamento
Para o contato pessoal é importante usar roupa social.

Avaliação
Verifique se a oportunidade faz sentido em sua vida, de acordo com suas experiências, formação e expectativas futuras. A remuneração deve ser avaliada, mas não será ela que fará você feliz e realizado.

Salário
Tudo depende do contexto que envolve seus planos, necessidades e a conjuntura do mercado. Aceitar ganhar menos pode ser oportunidade para um recomeço.

Está mesmo procurando um emprego e agora se sente preparado para enfrentar novos processos seletivos? Encontre as melhores agências de emprego  em São Paulo clicando aqui e no Rio de Janeiro aqui. Para qualquer outra região do Brasil, clique aqui!

#PasseAntesNoiLocal