Maneiras de conseguir renda extra em meio à crise

Os tempos não estão fáceis para o povo brasileiro. Com inflação e desemprego elevados, mais gente está optando por “apertar o cinto” para conseguir pagar as contas. Mas, além de controlar os gastos, uma boa dica é pensar em caminhos para aumentar a renda. Veja a seguir algumas opções de como ter uma renda extra.

Se for viajar, traga produtos na mala de viagem
No site Cabe na Mala, o viajante anuncia o roteiro de viagem e escolhe o produto que quer trazer de fora. O site faz a intermediação do negócio e o item chega no endereço onde a pessoa está hospedada. Ao chegar no Brasil, a pessoa envia o produto para quem encomendou e recebe, em troca, a recompensa que estava anunciada no site.

Cuide de animais de estimação
Quem tem animais de estimação sempre sofre para encontrar um lugar para deixar o bichinho durante as viagens. Ao mesmo tempo que o "hotel" tem de caber no bolso, ele tem de tratar bem o seu “membro da família”. Uma maneira de ganhar renda extra é se tornar um cuidador de animais. Você pode divulgar o seu serviço no boca a boca ou recorrer a sites como o PetHub, que reúne donos de cachorros e pet sitters.

Alugue seu carro
Carro parado na garagem também pode virar renda extra. Uma maneira é alugá-lo por meio do site Fleety, que funciona em Curitiba, São Paulo e Florianópolis. Basta cadastrar o automóvel e estabelecer o preço do aluguel por hora, dia ou semana. Toda vez que o veículo é alugado, ele é automaticamente segurado durante o período da locação. O seguro cobre roubos, batidas, inundação, entre outros.

Seja um guia turístico
Se você se considera um bom conhecedor da sua cidade e gosta de conhecer pessoas novas pode alugar seu tempo sendo uma espécie de guia turístico. No Site Rent a Local Friend é possível se cadastrar e vender esse tipo de serviço. Há desde interessados em passeios em museus até pessoas que procuram um bom guia de restaurantes locais.

Utilize o PiggyPeg
Para quem não consegue desgrudar do smartphone, uma boa solução para receber um dinheiro extra é o PiggyPeg, um software com o qual você recebe sugestões de pontos de interesse próximos a você por meio de um mapa interativo. Ao visitar esses lugares, você é recompensado sem precisar consumir nada no estabelecimento. Atingindo R$ 20,00, você já pode efetuar o resgate desse saldo, que é transferido diretamente para sua conta bancária.

Alugue um quarto
Está com um quarto sobrando na sua casa? Sites como o Airbnb permitem que proprietários de imóveis aluguem um cômodo para turistas e viajantes. Há até quem alugue sofá-cama na sala. É possível locar diversos tipos de acomodação.

Dê aulas de algo
Você tem algo que sabe fazer muito bem como cozinhar, tocar violão ou fotografar? Você pode vender seus serviços e garantir uma renda extra. Alguns sites já oferecem a intermediação do serviço, como o Professores de Plantão, onde é possível vender aulas online de diversas matérias, de matemática a contabilidade.

Desenhe estampas
Para quem desenha bem, uma opção é vender ilustrações para lojas de camisetas estampadas. Na loja virtual Camiseteria, qualquer pessoa pode enviar os desenhos. Se a estampa passar pela votação do público e for escolhida, o autor recebe uma comissão por item vendido. Em produtos como capas de celular e almofadas, o porcentual é de 4%. Quinzenalmente a loja escolhe novas estampas para serem comercializadas no site.

Seja um cliente oculto
Quando você vai a um restaurante repara se foi bem tratado, se o prato chegou rapidamente e se a comida estava saborosa? Se a resposta é sim, você pode passar a ser um cliente oculto: um crítico pago por empresas para avaliar serviços e estabelecimentos. Basta se cadastrar em sites que prestam este serviço, preencher o seu perfil e esperar um pedido de avaliação.

Deu vontade de arrumar um emprego temporário para conseguir uma renda extra? Encontre oportunidades em São Paulo clicando aqui e no Rio de Janeiro aqui! Em outra região, clique aqui!