Em tempos de crise, parcerias podem ser a salvação para sua franquia

Você pode ainda não estar muito familiarizado com o termo co-branding, mas certamente já notou a associação de marcas em algum produto. O termo define a correlação entre duas ou mais marcas distintas, sendo uma delas bastante reconhecida pelo consumidor como sinônimo de qualidade, a fim de agregar ainda mais valor a uma empresa ou produto inusitado. A novidade é que a estratégia está ganhando cada vez mais força no franchising. As redes Cuordicrema, primeira franquia de gelato artesanal italiano do Brasil, e a Loucos Por Churros, franquia de churros gourmet, já aderiram essa tendência.

De acordo com o especialista em branding, Marcel Demarchi, a estratégia deve ser interessante para os dois lados da negociação. “As marcas precisam ter valores e públicos similares, já que eles passam a dividir a mesma carteira de clientes, aumentando a penetração de mercado”. Outra vantagem é a redução de custos com o marketing. “Ao identificar um produto associado a uma marca de prestígio, automaticamente o consumidor se sentirá muito mais atraído em função de suas memórias positivas com ela”, garante. No franchising um dos exemplos mais famosos é o milk-shake de Ovomaltine, que foi durante anos do Bob´s e agora está no McDonald's.

Sabendo da relevância dessa estratégia, a Loucos Por Churros se uniu à Nestlé antes mesmo da abertura da empresa. “Nosso cardápio foi aprovado pela Nestlé e nosso case foi um dos citados no ano passado na Suíça”, orgulha-se Thaís Vargas, sócia-fundadora da rede. Além da garantia de qualidade de produtos como leite condensado e chocolate da marca, a franquia buscou ainda outros parceiros, oferecendo churros nos sabores Ovomaltine, Sensação, Nutella, Kinder, Rafaello, entre outros. “Quando o consumidor vê produtos que ele já gosta adaptados às nossas receitas de churros ele se sente muito mais motivado a comprar”.

Já a Cuordicrema viu no co-branding a oportunidade de incrementar o seu portfólio de produtos e melhorar a brand awareness. Nas lojas da rede, além de uma grande variedade de gelatos, o cliente encontra café da marca italiana Illy, tida como uma das melhores do mundo. É possível ainda degustar uma saborosa Pipó, marca pioneira na criação de pipocas gourmet. Já nos gelatos, há sabores como Callebaut, co-branding com a mais renomada marca de chocolates belga. “Notamos que ao associar nossa empresa a grandes marcas, estamos levando mais credibilidade e confiança ao nosso cliente. Se uma marca famosa se associa a nós é porque atesta a nossa qualidade”, afirma Lorenzo Barbati, sócio da rede. "Ao mesmo tempo, é um trabalho muito legal de interação B2B e B2C: tanto trocamos experiência com os clientes finais, quanto adquirimos novos conhecimentos junto com outras empresas na elaboração de estratégias de marketing e comerciais", finaliza.

Para o consumidor, a transferência de notoriedade de uma marca para outra influencia diretamente a sua decisão de compra, além de demonstrar a versatilidade dos produtos que já costuma consumir. Ganha também a marca que atua como fornecedora para inovações, que conquista novos nichos de mercado. Se a estratégia for bem conduzida, ganha-se mais mercado, aumentando as vendas e a preferência do consumidor. Ao facilitar a percepção de valor para o cliente, a tendência é gerar melhores resultados para todos os envolvidos.

Contudo, para evitar problemas, Dermachi alerta para a necessidade de contratos bem firmados. “É necessário ter o acordo bem definido, apontando inclusive cláusulas de confidencialidade, planejamento estratégico para a parceria, independência das marcas, além é claro, da definição do pagamento de royalties”, aponta. O sucesso do co-branding depende de uma relação transparente e sinérgica entre as marcas. Os objetivos precisam estar muito bem alinhados para que todos saiam ganhando.

Acredita que abrir uma franquia pode ser uma ótima opção, mas não tem certeza se deve investir tanto dinheiro agora? Consulte sempre um consultor financeiro. Encontre os melhores profissionais em São Paulo clicando aqui e no Rio de Janeiro aqui. Para qualquer outra região do Brasil, clique aqui!

#PasseAntesNoiLocal