Tem museu de graça todo dia em SP! Programe-se!

O acesso de visitantes aos principais museus de São Paulo é gratuito em pelo menos um dia da semana. Pode ser numa terça-feira, num fim de semana ou até mesmo durante feriados, de acordo com a escolha de cada instituição. Para ajudar a você que quer conhecer todos eles, fizemos uma seleção entre alguns dos principais espaços culturais da capital paulista, para informar quando ocorre a visitação gratuita. Uma ótima opção para quem quer economizar, mas também não quer deixar de curtir as atrações da cidade:

Pinacoteca do Estado de São Paulo - Sábado
A importância da Pinacoteca começa por ela ser considerada o primeiro museu de arte da capital paulista. O prédio foi construído para abrigar o Liceu de Artes e Ofício, entre 1897 a 1900. O local só foi aberto ao público em 1911 com a primeira exposição brasileira de belas artes. Atualmente, no acervo da Pinacoteca, estão cerca de 9 mil obras, a grande maioria ligada à arte contemporânea brasileira. O museu realiza cerca de 30 exposições e recebe aproximadamente 500 mil visitantes por ano. O primeiro andar recebe as exposições temporárias, e o segundo é dedicado à mostra de longa duração do acervo. O museu fica localizado na Praça da Luz e funciona das 10h às 17h30.

Museu de Arte Contemporânea (MAC) - Todos os dias
O Museu de Arte Contemporânea está localizado em um imponente prédio projetado por Oscar Niemeyer, onde funcionou o Detran, em frente ao Parque Ibirapuera. Existe uma passarela ligando o museu ao parque. Ao todo, são 30 mil metros quadrados de espaço dedicado às artes, em seis andares, que recebem exposições temporárias e o acervo de 10 mil obras de artistas como Picasso, Matisse, Kandinsky, Tarsila do Amaral e Volpi. Funciona das 10h às 18h.

Museu da Imagem e do Som (MIS) - Terça-feira
O Museu da Imagem e do Som de São Paulo tem um acervo que conta com mais de 200 mil itens, entre fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Além de exposições e mostras de cinema regulares, o MIS abre espaço para novos artistas e também para mostras temporárias que tem muito apelo popular, como as recentes sobre o Castelo Rá-Tim-Bum e o diretor Tim Burton. O museu foi criado em 29 de maio de 1970, mas só chegou à sua sede atual em 1975. Nas terças, a retirada de senha na bilheteria é conforme ordem de chegada. Funciona das 12h às 21h.

Museu Afro Brasil - Sábado
Localizado no Parque do Ibirapuera, o Museu Afro se dedica à cultura negra e sua importância na formação da identidade do povo brasileiro. O espaço guarda um acervo com mais de 5 mil obras dos universos culturais africanos e afro-brasileiro. Ele fica localizado em um edifício integrante do conjunto arquitetônico do parque projetado por Oscar Niemeyer, na década de 1950. O museu em si foi inaugurado em 2004 e expõe gravuras, pinturas, esculturas, fotografias e documentos produzidos entre o século XV e os dias atuais, além de contar com mostras temporárias. Funciona das 10h às 17h.

Museu da Imigração - Sábado
Em tempos de uma grande crise de refugiados em todo mundo, o tema da "imigração" talvez nunca tenha estado tão presente. O Museu da Imigração reúnes histórias dos diversos povos que construíram, juntos, a maior cidade do Brasil. O espaço funciona no mesmo local onde, em 1883, se instalou a sede da extinta Hospedaria dos Imigrantes, na Mooca, zona leste, que recebeu milhares de estrangeiros, sobretudo europeus. Na década de 1950, também abrigou os migrantes nordestinos que, fugidos da seca, procuravam trabalho na cidade. O museu, além de abrigar o acervo da hospedaria, possui salas temáticas e base de dados. Ainda há programação de exposições itinerantes e temporárias. Funciona das 9h às 17h.

Instituto Tomie Ohtake - Terça-feira
O instituto que leva o nome da artista plástica japonesa naturalizada brasileira foi inaugurado em novembro de 2001. São dois andares, que somam 7.500 metros quadrados, com 7 salas de exposição, um setor educativo com ateliês, salas para palestras e setor de documentação. O Instituto desenvolve exposições inspiradas nos últimos 60 anos do cenário artístico ou em movimentos anteriores que levam a entender melhor o período em que Tomie Ohtake atuou. O espaço, por exemplo, já recebeu exposições de Salvador Dalí, Joan Miró e Frida Khalo. O acesso ao espaço geralmente é gratuito. Entretanto, quando há uma grande exposição em que é necessário comprar ingresso, os dias gratuitos são sempre nas terças-feiras. Funciona das 11h às 20h.

Museu de Arte Moderna (MAM) - Domingo
Mais um espaço cultural localizado no Parque Ibirapuera, o Museu de Arte Moderna foi fundado por Francisco Matarazzo Sobrinho, o Ciccillo Matarazzo, em 1948. Foi a instituição que criou a Bienal Internacional de São Paulo. O acervo conta hoje com mais de 5 mil obras, a maioria produzida por artistas brasileiros ativos, a partir da década de 1960. Possui também uma das maiores bibliotecas especializadas em arte da cidade de São Paulo, com mais de 60 mil volumes. Funciona das 10h às 18h.

Masp - Terça-feira
Talvez o maior símbolo cultural da cidade, o Museu de Arte de São Paulo foi fundado em 1947 e é dono de um acervo de mais de 8 mil obras de arte e objetos. É considerado um dos museus mais importantes da América Latina. Além da exposição permanente de seu acervo, o Masp realiza uma intensa programação de exposições temporárias, cursos, palestras, apresentações de música, dança e teatro. Um dos símbolos do Masp são os cavaletes de cristal, criados para expor a coleção no segundo andar do edifício. As obras não estão nas paredes, deixando o público mais perto da arte. Funciona das 10h às 18h.

Memoria da Resistência - Sábado
Instalado na Estação Pinacoteca, na Luz, o Memorial da Resistência ocupa o antigo prédio de um símbolo da tortura no País, o Departamento de Ordem Política e Social (Dops). No local, é possível entender  os usos e apropriações do edifício, além de parte da história política brasileira. Existe também uma ala dedicada ao regime militar, mostrando o cotidiano nas celas. Os interessados em se aprofundar no tema ainda encontram uma rica base de dados. Funciona das 10h às 18h.

Catavento Cultural e Educacional - Sábado
O Catavento Cultural e Educacional é um espaço interativo que apresenta a ciência de forma diferente para crianças, jovens e adultos. Inaugurado em 2009, o museu acumula prêmios e é considerado um dos espaços culturais mais visitados do Estado de São Paulo. O prédio onde está localizado o Catavento foi finalizado em 1924, como Palácio das Indústrias, um local de exposições para a cidade. Ainda sediou delegacia, prisões, assembleia legislativa e até a Prefeitura de São Paulo. Funciona das 9h às 16h.

Museu de Arte Sacra - Sábado
Inaugurado em 28 de junho de 1970, o museu está localizado no Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, conhecido como Mosteiro da Luz. O acervo do museu começou a ser formado por Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo, que a partir de 1907 começou a recolher imagens sacras de igrejas e pequenas capelas de fazendas no interior. Atualmente, além de expor o seu acervo, a instituição promove cursos e apoia estudos relacionados à história da arte sacra. Funciona das 9h às 17h.

Museu da Casa Brasileira - Fins de semana e feriados
Erguida nos anos 1940, a mansão onde está o Museu da Casa Brasileira pertenceu ao ex-prefeito da cidade Fabio da Silva Prado. O espaço é voltado para a história do mobiliário brasileiro. A programação do museu contempla exposições temporárias e uma agenda com base em debates, palestras e publicações sobre arquitetura e design. A instituição também tem duas mostras de longa duração: uma com o acervo da instituição, constituído por móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século XVII, e a Coleção Crespi Prado, que aborda o uso residencial do imóvel por meio do cotidiano e da trajetória de seus moradores. Funciona das 9h às 17h.

Casa da Imagem (Museu da Cidade) - Todos os dias
A Casa da Imagem é sede do acervo iconográfico de São Paulo. Antes chamado de Casa Número 1, o prédio, que é ligado ao Museu da Cidade, é uma antiga residência aristocrática da segunda metade do século XIX. Ali, há uma coleção de 84 mil fotografias, que passou por intervenção de conservação preventiva. Além da exposição do acervo, também há espaço para mostras temporárias, sempre tendo como foco as imagens históricas de São Paulo. Funciona das 9h às 17h.

Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) - Todos os dias
O Museu Brasileiro da Escultura está localizado em um edifício desenhado em 1987 pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha e com paisagismo de Burle Marx. Atualmente, ele passa por um processo de renovação, retomando a vocação para as esculturas prevista no próprio nome da instituição. Durante 2016, estão previstas mostras dedicadas à cultura latino-americana e ao próprio autor do projeto do museu. O MuBE foi criado para não ter acervo fixo, mas hoje tem um conjunto de obras expostas em seus espaços internos e externos, de artistas como Arcangelo Ianelli, Francisco Brennand, Sonia Ebling, Caciporé Torres, Roberto Lerner e Victor Brecheret. Funciona das 10h às 19h.

Casa das Rosas - Todos os dias
Também levando o nome de Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, a Casa das Rosas foi projetada pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos, como uma mansão em estilo clássico francês, com 30 cômodos. O museu oferece à população de São Paulo cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro e exposições ligadas à literatura. Funciona de terça a sábado, das 10h às 22h (exceto no domingo, que funciona das 10h às 18h).

Museu do Futebol - Sábado
Localizado embaixo das arquibancadas do Estádio do Pacaembu, o Museu foi inaugurado em 2008 e tem uma exposição fixa que mistura história com interatividade. Na mostra permanente, a história do futebol e as facetas do esporte são apresentadas em três pavimentos, por meio de vídeos de partidas, narrações de gols famosos e gritos de torcida. Instalado em uma área de 6.900 metros quadrados, o Museu do Futebol revela ainda a arquitetura e estrutura do Estádio Pacaembu. Funciona das 10h às 17h.

Ficou com vontade de conhecer os melhores museus da sua cidade? Encontre as melhores opções em São Paulo clicando aqui e no Rio de Janeiro aqui. Para qualquer outra região do Brasil, clique aqui!

#PasseAntesNoiLocal