Sonha em ser mãe? Veja motivos que podem dificultar a gravidez

A vontade de ter um filho é um sonho para a maioria das mulheres, mas hoje em dia, é muito comum que as mulheres escolham ser mães em idades mais avançadas do que era comum em outras épocas. Porém, existe a "lenda" de que uma mulher mais velha tem dificuldades para engravidar. Isso até pode ser verdade, mas não é só isso que determina as dificuldades de engravidar. Confira alguns fatores que prejudicam a fertilidade:

Disfunções ovarianas
Entre os principais motivos que levam à dificuldade de engravidar estão as disfunções ovarianas, que podem ser de várias naturezas e demandam exames clínicos para que sejam diagnosticadas, pois não há sintomas aparentes nesses casos.

Endometriose
Conhecida por causar intensas cólicas menstruais e até incômodo em relações sexuais, a endometriose é o resultado da perda do tecido interno do útero durante a menstruação e é uma doença que acomete entre 15% e 20% da população feminina.

Obstrução tubária
As trompas levam os óvulos e espermatozóides até o útero, mas podem ser obstruídas por inflamações ou infecções, impedindo o prosseguimento da gravidez.

Síndrome dos ovários policísticos
Doença que atinge cerca de 7% das mulheres, esse distúrbio causado por desequilíbrios hormonais desorganiza o ciclo menstrual e origina cistos no ovário.

Alterações na tireoide
Os hormônios produzidos pela tireoide ajudam a manter não apenas a gestação, mas todo o organismo estável. Problemas na glândula podem comprometer a gravidez.

Mioma
Tumor benigno que chega a ocorrer em metade das mulheres, o mioma é produto de uma reprodução desordenada das células e pode comprometer a funcionalidade do útero, prejudicando a fertilidade.

Aumento na prolactina
A prolactina é um dos hormônios responsáveis pelo leite materno. Qualquer irregularidade em sua produção pode causar alterações nos ciclos menstruais e prejudicar as funções do ovário.

Decidiu se tratar com um profissional para ter uma gravidez perfeita? Encontre bons profissionais em São Paulo clicando aqui e no Rio de Janeiro aqui! Em outra região, clique aqui!