Tijolo aparente está sempre em alta

  Conhecido pela versatilidade, o tijolo de barro dá uma conotação de aconchego aos ambientes internos e externos dos lares. E, além da beleza, há outras vantagens, como resistência, durabilidade e conforto acústico.

  Na decoração, os tijolos aparentes podem ser usados sozinhos ou agregados a outros materiais como madeira e vidro, proporcionando vida e estilo ao ambiente. Segundo a design de interiores Cristina Barbara, o tijolo aparente sempre foi e continuará bonito porque não é um produto de moda. “O importante é saber dosar os outros materiais para que fiquem harmônicos com o tijolo aparente”, destaca. Ela sugere que se crie uma ligação com os demais ambientes, pois não é adequado fazer uma parede de tijolo aparente sem que haja um contraponto de rusticidade.

  Ainda de acordo com Cristina, atualmente há diversas opções de tijolos no mercado, como o de demolição, o tijolo normal de obras, e materiais que imitam tijolos, além de modelos com diferentes tipos de texturas. Além disso, há várias tonalidades de tijolos que vão desde os marrons, pretos, brancos, castanhos e na cor tabaco, que facilitam a escolha por uma ou mais tonalidades.

  Outra vantagem do produto é ser atemporal, atendendo às expectativas de muita gente que quer investir em uma decoração de longo prazo. Mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de definir o projeto, tais como a escolha das espessuras e o tipo adequado de colocação.

  Tão importante quanto a qualidade do produto, porém, é a escolha do profissional. Cristina lembra que não é qualquer colocador que sabe fazer esse tipo de serviço. Portanto, além de comprar um produto de qualidade, é preciso contratar mão de obra especializada para a obra.