Decore o ambiente com garrafa PET

Projetos de reciclagem são sempre interessantes, especialmente quando é possível reaproveitar o lixo em algo novo e útil. O plástico PET (Politereftalato de etileno - polímero termoplástico) usado como embalagem de garrafas de bebidas, além de muito resistente e flexível, pode ser reciclado inúmeras vezes, oferecendo incontáveis ideias criativas para que você saia do óbvio na hora de personalizar móveis e itens decorativos com economia e versatilidade.

Além de incrementar a decoração, optar por esse material reciclável significa que você está contribuindo para diminuir o lixo que entope bueiros e lixões no Brasil afora. Segundo dados do 9º Censo da Reciclagem do PET, realizado pela Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), estima-se o consumo anual de 250 bilhões de unidades PET no País. Deste total, cerca de 4,7 bilhões são lançados indiscriminadamente no meio ambiente e apenas 294 mil toneladas são recicladas anualmente.

Dentre as centenas de opções existentes é possível criar camas, sofás e pufe, luminárias, candelabros, vasos decorativos, entre outros itens que sua imaginação permitir. Basicamente, o segredo para dar sustentação a essas peças é uni-las duas a duas, até formar módulos duplos. Para juntar os conjuntos com segurança e criar peças duradouras é imprescindível usar fita adesiva larga e de boa qualidade. Feitas as bases, é só usar a criatividade para escolher o revestimento das peças.  

Seguem alguns exemplos inspiradores:

Jardineira - A jardineira de garrafa pet é muito simples e pode ser feita em poucos minutos.  Para criar uma jardineira ecológica é só usar 2 pets, cortar e encaixar uma dentro da outra. É possível criar um belo jardim com esse material.

Vasos Decorativos - Além da garrafa pet que irá servir de base, será preciso papel cartão, tesoura, cola branca, pregador de roupa, caneta, régua e tinta spray. Você pode criar vasos com os mais variados desenhos que servirão de suporte para flores.

Cama, sofá e pufe - Para criar esses móveis tendo como base a garrafa pet será necessário juntar uma boa quantidade de unidades, mas o resultado será compensador. Para uma cama de solteiro serão necessários no mínimo 750 garrafas; para uma de casal padrão 1500 garrafas; para um sofá de dois lugares, entre 400 e 500 garrafas; e para um pufe, entre 40 e 50 garrafas.