Dê vida útil ao vão embaixo da escada

Como a tendência atual é construir casas e apartamentos menores, cada metro quadrado disponível requer muita atenção e criatividade para ser bem aproveitado. Essa realidade fez do espaço deixado vago embaixo das escadas uma excelente opção para decoração ou conveniência. Acompanhe algumas saídas criativas:

1. Lavabo – Além de útil, é muito funcional, principalmente se o imóvel for bem compacto. Segundo a design de interiores Luzia Fonseca, apostar numa porta bonita também ajuda a valorizar o cantinho. Ela sugere que o espaço tenha, no mínimo, pé-direito de 1m77 para ninguém bater a cabeça nos degraus. Outra dica é escolher cores claras para o revestimento ou pintura, além de fazer pequenos furos na porta para garantir o mínimo de ventilação.  

2. Home office – Criar esse espaço no vão da escada é uma das ideias mais simples e criativas. Basta colocar a mesa do computador e uma cadeira confortável para fazer o seu home office. Dá ainda para decorar a parede com quadros, penduricalhos e espelhos.

3. Estante de livros – Essa dica pode ser aproveitada tanto em escadas maiores e mais retas quanto nas mais curvadas. É possível usar os degraus para criar as prateleiras. Luzia explica que se a escada for de madeira dá para planejar com o marceneiro um jeito de abrigar a estante e, dependendo do espaço, até um rack para TV ou armário, integrado aos degraus.  

4. Jardim de inverno – As plantas ajudam a deixar o lar mais fresquinho e alegre, além de embelezar o ambiente. Antes de escolher as espécies, porém, é necessário pesquisar quais se adequam melhor a ambientes internos, além de garantir o mínimo de iluminação ao local, frisa a designer de interiores. Também é fundamental construir um sistema de drenagem e irrigação, no caso de espaços maiores. Mas se o seu cantinho é mais compacto e menos arejado aposte nos vasos.  

5. Adega – Os amantes de vinhos vão adorar essa dica. Aproveite o espaço debaixo da escada para instalar uma adega ou mesmo um bar. Ou seja, uma opção a mais de lazer para reunir a família e os amigos. Um marceneiro poderá lhe ajudar a fazer os nichos de acordo com o espaço.

6. Casinha de cachorro  Seu cãozinho ou gatinho adora ficar dentro de casa? Instalar uma casinha embaixo da escada vai proporcionar muito mais conforto para ele e para você também. Essa ideia é ótima para escadas com o pé direito baixo. Esses bichos são pequenos, portanto, necessitam de pouco espaço para viver confortavelmente.

7. Área de descanso – Dá para colocar um sofá, almofadas ou mesmo um colchonete com uma capa mais bacana e fazer do vão da escada um cantinho de relaxamento. Se tiver uma janela no local, fica ainda mais agradável.

Gostou das dicas? Se você tem uma escada em casa ou no seu apartamento, não tem mais desculpas para fazer desse espaço um lugar mais útil e agradável.