Casa construída em wood frame é segura?

A tecnologia de construção de casas inteiramente estruturadas sobre perfis de madeira (paredes, lajes e teto), bem difundida em países como Alemanha, Canadá, Estados Unidos e Japão, ainda é pouco conhecida no País, embora já seja reconhecida por instituições como o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal. O que muitos brasileiros também não sabem é que a wood frame (nome desta metodologia de construir) apresenta algumas vantagens em relação à alvenaria.

Segundo Pedro Moreira, diretor de Engenharia de Produto da Tecverde, os imóveis construídos com esta técnica têm conforto térmico e acústico muito superior. "Além disso, a construção é entre 5% e 10% mais barata que a alvenaria e muito mais rápida. Com poucas horas de trabalho já é possível começar a colocar as telhas de um imóvel", explica.

Por meio dessa tecnologia as paredes são estruturadas com madeira submetida a tratamento em um equipamento denominado autoclave, que confere proteção contra umidade e cupins. Essa estrutura é preenchida com isolamento térmico e acústico. Em ambas as suas faces são fixadas chapas estruturais feitas com aglomerado de elevada resistência. Na face externa também são fixadas chapas de cimento sobre as quais pode ser colocado qualquer tipo de revestimento como tijolinhos, pintura, texturas e cerâmicas. Já as paredes internas são recobertas com gesso e as lajes são recobertas com uma camada de concreto.

A unidade estruturada em madeira, garante Moreira, adquire aspecto final idêntico ao de outra feita com alvenaria, pois seus componentes visíveis são revestidos com materiais como concreto e gesso. "A durabilidade também é similar. Nossas casas são projetadas para durar, pelo menos, 50 anos. Porém, com manutenção correta esse prazo pode estender-se indefinidamente", complementa.

Amparada nesses diferenciais, essa tecnologia começa a ser utilizada em habitações populares no Brasil, como aquelas do programa governamental “Minha Casa, Minha Vida”. Anteriormente, a wood frame era utilizada somente em construções de padrão mais elevado.

Gostou das dicas? Encontre casas de construção em São Paulo clicando aqui e no Rio de Janeiro aqui. Está em outra região? Clique aqui!

#PasseAntesNoiLocal