Adesivos dão vida nova aos azulejos

  Praticidade e beleza é o que proporcionam pastilhas e azulejos resinados, concebidos para permitir a decoração de uma parede, sem a necessidade de realização de obras. Esses produtos são feitos com uma resina de poliuretano flexível aplicada sobre adesivo de alta resistência, podendo ser fixada diretamente sobre as paredes, estejam elas já azulejadas ou ainda sem decoração. 
  A única condição  é que a parede não seja porosa, pois nesse caso será necessário recobri-la com um acabamento - por exemplo, uma massa corrida e uma tinta acrílica. "Qualquer pessoa pode fazer a aplicação, sem precisar quebrar ou alterar nada: basta unir o adesivo à superfície", destaca Robert Luiz Gonçalves, diretor da loja virtual pastilharesinada.com.br. O produto, segundo o vendedor, pode ser aplicado em qualquer lugar da casa, até mesmo em banheiros.
  Há duas modalidades de aplicação. Uma delas, com as pastilhas e azulejos unidos por uma máscara plástica colocada em sua parte frontal, a ser retirada após o processo de adesivagem. Mais usual e mais comum, esse método não permite a obtenção do efeito de rejunte. Pode-se, porém, simular um  rejunte, a partir da colocação das peças em um fundo adesivo da cor desejada: bege, branco, preto transparente, entre outras (em ambos os casos os produtos já vêm no formato mais adequado à respectiva modalidade de aplicação).
  Existem também dois diferentes formatos de comercialização. O primeiro, na forma de faixas, disponíveis em algumas lojas por valores próximos a R$ 10 para uma faixa com cerca de 28cm x 9cm. "Muitos clientes compram esse formato da faixa para apenas acrescentar um toque decorativo a uma parede toda revestida com azulejos brancos", conta Gonçalves. Já as placas - utilizadas quando se pretende recobrir integralmente uma parede - podem ser encontrados por R$ 300 o metro quadrado. 
  Disponíveis em enorme gama de cores, pastilhas e azulejos resinados podem ainda ser personalizados com imagens de preferência pessoal do consumidor. "Elas são impressas sobre as peças no início do processo de fabricação, mas esse serviço tem um custo adicional", diz.