Como fazer cerveja em casa

Para um adepto de boa cerveja, o prazer de degustá-la pode ser ainda maior se a produção tiver um toque pessoal, elaborada com cuidados artesanais e, melhor ainda, com um ingrediente particularmente agradável ao seu paladar. E para quem tem medo de ser aventurar, saiba que é possível produzir em casa qualquer gênero de cerveja, garante Leandro Emmel, mestre-cervejeiro e diretor da WE, consultoria especializada no atendimento a microcervejarias. Mas ele observa: uma cerveja caseira exige tempo, dedicação e capacidade de organização.

Já as panelas devem ser empregadas exclusivamente para essa finalidade. "A gordura que as impregna quando utilizadas para o preparo de alimentos pode interferir no processo, prejudicando muito a qualidade da cerveja", justifica. Segundo ele, o custo dos equipamentos para a produção de lotes de 30 litros de cerveja pode variar entre R$ 1,3 mil e R$ 2,5 mil - incluindo panelas, termômetro e fermentador, entre outros itens.

Condimentos e especiarias, diz o consultor, são geralmente adicionados nos cinco minutos finais da fervura do chamado 'mosto'. Mas quem pretende utilizá-los na busca de um sabor diferenciado deve ter, preferencialmente, experiência prévia na feitura de cervejas básicas. "É importante lembrar: caso o efeito obtido não seja o desejado, sempre é possível adicionar maior quantidade da especiaria da próxima vez. Mas é impossível tirar um condimento adicionado em excesso", finaliza.

Veja a seguir mais algumas dicas importantes:

  • No primeiro dia, a fabricação doméstica de uma cerveja exige aproximadamente oito horas de dedicação ininterrupta para o preparo inicial da mistura.
  • Uma semana depois, são necessárias cerca de outras três horas para o processo de engarrafamento (incluindo limpeza e esterilização dos equipamentos e utensílios).
  • Já engarrafada, a cerveja fica uma semana pegando gás, e depois mais uma semana maturando em geladeira.

Quem estiver disposto a se aventurar nesse universo, uma receita de cerveja do tipo Ale - muito feita por iniciantes nessa prática - está disponível aqui!

Gostou das dicas? Bateu vontade de tomar uma cerveja?

Encontre os principais bares de São Paulo clicando aqui e do Rio de Janeiro aqui. Está em outra região? Aqui!

#PasseAntesNoiLocal