Café, bebida de infinitos sabores

  O café alegra o espírito, ajuda na digestão e, dizem, afasta o sono. Dez séculos atrás os habitantes do norte africano já sabiam disso e, por isso, cultivavam seus grãos. Hoje a bebida é servida de diversas formas: quente, gelada, descafeinada, com os mais variados ingredientes, aumentando o prazer e a satisfação dos consumidores.
  Sem dúvida, o acompanhamento preferido para o encontro casual de amigos durante o dia, uma rodada de negócios e até durante uma reflexão solitária. Está integrado à identidade social do brasileiro.

  O popular expresso – ou espresso, do italiano - é um bom começo para o dia. Trata-se do café moído extraído da pressão de máquina adequada, com uso de água muito quente. Para a barista Leonilda Pereira Miranda, que trabalha em uma rede de cafés em São Paulo, a dica para despertar é tomar um café com canela. Segundo ela, esse simples toque dá um gosto especial. Outra opção é pedir um mocha, expresso com chocolate quente e syrup (licor).

  No Museu do Café, localizado no centro histórico de Santos (SP), as opções são inúmeras e a dica da casa vai para o Glamour, preparado com licor Frangelico, Bailey’s e expresso com cobertura de chantilly.

Certamente a variedade de preparado do café supera uma centena. A seguir um pequeno leque de opções com seus conteúdos. Escolha o seu:

Ristretto ou café curto: expresso tirado com menos água, ficando com um sabor mais forte que um normal.

Lungo ou café longo: é obtido com a passagem do dobro da quantidade de água pelo pó do café.

Doppio ou café duplo: duas medidas de pó de café numa só xícara.

Café de coador: a forma antiga de passar o café, sem o creme típico do expresso.

Cappuccino: feito de partes iguais de café, leite, espuma de leite e um pouco de açúcar (algumas versões incluem chocolate em pó).

Latte: expresso misturado com leite quente, coberto com um pouco de espuma de leite, servido num copo de vidro.

Macchiato: quatro partes de café expresso, uma de leite condensado e um shot de espuma de leite por cima.

Frapê de café: sorvete de café, expresso, leite e leite condensado.

Iogurte: expresso, iogurte, leite, canela e cobertura de chantilly.

Amaretto: amaretto, kahlúa, expresso com cobertura de chantilly.

Royalle: conhaque, expresso, chocolate em pó e leite vaporizado.

Café com Laranja: suco de laranja, cubos de gelo de café e creme de leite.

Shake de Capuccino: preparado de cappuccino gelado com cobertura de chantilly e raspas de chocolate.

Chocolate latte: sorvete de chocolate, expresso, leite, creme de leite com cobertura de chantilly.

Para os mais resistentes à variação de possibilidades de ingestão do café resta sempre o velho e saboroso ‘pingado’ (servido com leite em copo americano) e o ‘carioca’, feito com mais água para o tornar suave. De qualquer maneira, o café é sempre um bom acompanhamento para muitas conversas.

Gostou de saber? Aproveite para encontrar caferias em São Paulo ou no Rio de Janeiro! Se estiver em outra região, clique aqui!